| Ementa/Descrição: |
A partir da origem biológica do homem, a qual é compartilhada por todos os seres vivos,
serão desenvolvidos os temas da Ecologia e da Biologia da Conservação. O homem, um
dos últimos habitantes a evoluir neste planeta, tem o direito de usar de forma
indiscriminada os que vieram antes, como se deles dono fosse? Neste momento serão
tratados dois grandes processos onde está calcada toda a vida: fotossíntese e respiração. E,
como no mundo macro eles estão representados pelos produtores e consumidores, será
trabalhada a ideia de relação e dependência entre os seres vivos no ecossistema,
juntamente com as relações tróficas nas comunidades. Os ciclos biogeoquímicos (com
ênfase no ciclo do nitrogênio) retomam fotossíntese e respiração, equilíbrio/desequilíbrio
dos gases na natureza e a importância da cadeia alimentar. |