Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 08 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BÁSICA (FARROUPILHA) (11.01.13.05.01)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO BÁSICA/PPEB - Farroupilha
Código: FAR-LPP001
Nome: LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRODUTO EDUCACIONAL III
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Especificidades do fazer pesquisa em Educação, tendo a Educação Básica como cenário. Ênfase no desenvolvimento da pesquisa e no desenvolvimento do produto educacional tendo em vista aspectos metodológicos e científicos.
Referências: BIBLIOGRAFIA: Básica PENTEADO, Heloísa Dupas; GARRIDO, Elsa (org.). Pesquisa-ensino: a comunicação escolar na formação do professor. São Paulo: Paulinas, 2010. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2010. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1994. Complementar FAZENDA, Ivani (ORG.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995. (Livro eletrônico) FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. TAVARES, Dirce Encarnacion. GODOY, Herminia Prado. Interdisciplinaridade na pesquisa científica. Campinas: Papirus Editora, 2017. FURNIEL, Ana Cristina da Matta; MENDONÇA, Ana Paula Bernardo; SILVA, Rosane Mendes da. Recursos Educacionais Abertos: conceitos e princípios. Disponível em < https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/guiarea/assets/files/Guia1.pdf> 38 SANTOS, Andréia Inamorato. Recursos Educacionais Abertos no Brasil: o Estado da Arte, desafios e perspectivas para o desenvolvimento e inovação. São Paulo: CETIC.br. 2013. Disponível em <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000227970?posInSet=1&queryId=N- EXPLORE-52dc64fa-93c8-421e-a591-70e9c5811d70> TAROUCO, Liane Margarida Rockembach; COSTA, Valéria Machado da; ÁVILA, Bárbara Gorziza; BEZ, Marta Rosecler; SANTOS, Édson Félix dos. Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, 2014. Disponível em < https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/102993/000937201.pdf?sequence=1&i sAllowed=y> WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole. Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação: teoria e prática. São Paulo: Editora Vozes, 2013.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigteste-M2-host.inst1 v4.8.6_36_3