Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 08 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORD. DE PESQUISA (FARROUPILHA) (11.01.13.05)
Curso: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES E PRÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA/CP-FRP
Código: CP 0128
Nome: Avaliação do Ensino e da Aprendizagem
Carga Horária Teórica: 36 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 36 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: Pressupostos teóricos e metodológicos da avaliação. Principais concepções de avaliação. Diferença entre medir e avaliar. Relação entre avaliação e prática pedagógica. Possibilidade de práticas de avaliação diagnóstica e formativa.
Referências: Básicas: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22.ed. São Paulo: Cortez, 2011. ESTEBAN, M. T. et al. Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 6.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2008. VASCONCELLOS, C. S. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança: por uma práxis transformadora. 11.ed. São Paulo: Libertad, 2010. Complementares: VASCONCELLOS, C . S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. 18. ed. São Paulo: Libertad, 2008. HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 33. ed. Porto Alegre, RS: Mediação, 2014. PAQUAY, L.; V. NIEUWENHOVEN, C.; WOUTERS, P. (Org.). A avaliação como ferramenta de desenvolvimento profissional de educadores. Porto Alegre, RS: Penso, 2012. LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo, SP: Cortez, 2011. CHUEIRI, M. S. F. Concepções sobre a Avaliação Escolar: Estudos em Avaliação Educacional, v. 19, n. 39, jan./abr. 2008. Disponível em: <>

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigteste-M2-host.inst1 v4.8.6_36_3