Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 08 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: COORD. DE PESQUISA E INOVACAO (VIAMAO) (11.01.16.05)
Curso: ESPECIALIZAÇÃO EM AGROECOLOGIA/CPI-VIA
Código: CPI0408
Nome: LABORATÓRIO DE PROJETOS E PRÁTICAS EM AGROECOLOGIA II
Carga Horária Teórica: 65 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 65 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Não
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Tópico: Práticas em saúde em sistemas agroalimentares Funcionamentos dos ecossistemas e agroecossistemas. Cadeia e teias alimentares. Importância da Biodiversidade. Nutrição e saúde das plantas. Identificação de organismos prejudiciais aos cultivos (insetos praga / organismos que causam doenças). Identificação de organismos benéficos aos cultivos (organismos decompositores/ predadores/ polinizadores). Biodiversidade como ferramenta no manejo da sanidade dos cultivos. Teorias ecológicas de manejo dos agroecossistemas. Produtos e técnicas permitidas na legislação orgânica. Tópico: Manejo Ecológico do Solo Manejo da acidez e correção do solo. Microbiologia e ciclos biogeoquímicos dos nutrientes. Matéria orgânica do solo. Macro e micronutrientes às plantas. Modos de suprimento e absorção de nutrientes às plantas. Manejo da adubação em sistemas agroecológicos. Trofobiose. Plantas de cobertura e sistemas de manejo conservacionista. Tópico: Diálogos do Tempo Comunidade II Reflexão coletiva dos Planos de Ação no Território (PAT). Ajustes dos planos frente aos objetivos do curso e aos problemas surgidos com a experiência. Monitoramento e avaliação das ações iniciais desenvolvidas pelos estudantes no território.

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