Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 08 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: COORD. DE PESQUISA E INOVACAO (VIAMAO) (11.01.16.05)
Curso: ESPECIALIZAÇÃO EM AGROECOLOGIA/CPI-VIA
Código: CPI0406
Nome: ESTUDO DOS SISTEMAS AMBIENTAIS I
Carga Horária Teórica: 35 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 35 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: Esse componente curricular tem como objetivo principal dar subsídios para que o discente conheça e compreenda o funcionamento dos sistemas ambientais do território em que irá atuar. Para tanto, o início do componente conta com uma introdução sobre o funcionamento dos ecossistemas naturais e sobre a interferência dos sistemas de produção agropecuária nestes ecossistemas. Posteriormente é trabalhada a caracterização ambiental da região metropolitana de Porto Alegre (RMPA). Tópico: Introdução aos sistemas ambientais aplicados à região metropolitana de Porto Alegre Funcionamento dos ecossistemas naturais: Fluxo de energia; ciclo da matéria e dinâmica de populações; conceitos de homeostase; resiliência; resistência e capacidade de suporte de ecossistemas naturais. Interferência dos sistemas produtivos agropecuários nos ecossistemas naturais: alterações nos componentes e nas funções ecossistêmicas através da utilização dos recursos naturais, geração de resíduos e efluentes e introdução de substâncias sintéticas; o colapso de civilizações antigas. Introdução aos sistemas ambientais aplicados à região metropolitana de Porto Alegre - RMPA. As bases históricas e conceituais dos estudos ambientais e formação territorial. Diagnóstico ambiental da RMPA, considerando: o meio físico/abiótico: litosfera, hidrosfera e atmosfera, destacando os tipos e aptidões do solo/subsolo, topografia e recursos minerais; os corpos hídricos superficiais e subterrâneos, regime hidrológico, redes de drenagem e bacias hidrográficas; as correntes atmosféricas, as correntes marítimas, tempo e clima; o meio biológico/biótico: a fauna e a flora, os ecossistemas naturais e biomas, e as relações ecológicas, destacando as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção, e as áreas protegidas (unidades de conservação, áreas de preservação permanente, entre outros); e o meio socioeconômico/antrópico: o uso e ocupação do solo; usos dos recursos hídricos; saneamento básico e ambiental; modelos de desenvolvimento; padrões de produção e consumo e sustentabilidade; fatores históricos e culturais da comunidade.

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