Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 08 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BÁSICA (FARROUPILHA) (11.01.13.05.01)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO BÁSICA/PPEB - Farroupilha
Código: FAR-LEP001
Nome: LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRODUTO EDUCACIONAL IV
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Especificidades do fazer pesquisa em Educação, tendo a Educação Básica como cenário. Ênfase na conclusão da pesquisa e na aplicação/socialização do produto educacional tendo em vista aspectos metodológicos e científicos.
Referências: BIBLIOGRAFIA: Básica FAZENDA, Ivani (ORG.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus. (Livro eletrônico – Biblioteca Digital IFRS) LIMA, Samantha Dias (ORG.) Vocabulário LABPED: saberes construídos no Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas – Ano 1 . São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. https://www.pimentacultural.com/_files/ugd/18b7cd_97020931ca304f9783881a1303 5c25d4.pdf 39 SILVA, Gisele Ruiz, HENNING, Paula Corrêa (org.). Pesquisas em Educação: experimentando outros modos investigativos. Rio Grande: Editora da FURG, 2013. (Livro eletrônico – Biblioteca Digital IFRS) Complementar CORAZZA, Sandra Mara (Org.). Métodos de transcriação: pesquisa em educação da diferença. São Leopoldo: Oikos, 2020. LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. 1. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2016. MACHADO, Marina Marcondes. (2002). O diário de bordo como ferramenta fenomenológica para o pesquisador em artes cênicas. Sala Preta, v. 2, p. 260-263. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v2i0p260-263 MAINARDES, J. Metapesquisa no campo da política educacional: elementos conceituais e metodológicos. Educar em Revista, Curitiba, v.34, n. 72, p. 303-319, nov.-dez., 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.59762 SANTOS, Luís Henrique Sacchi; KARNOPP, Lodenir Becker (Orgs.). Ética e Pesquisa em Educação: questões e proposições às Ciências Humanas e Sociais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigteste-M2-host.inst1 v4.8.6_36_3