O aluno formando no curso de Matemática - Licenciatura do Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul estará habilitado a atuar no magistério da educação básica. Algumas importantes características do futuro educador, entre elas aquelas propostas no Parecer CNE/CES 1302/2001, estão discutidas nos próximos parágrafos. O estudante egresso deve ter boa formação matemática e pedagógica, tendo em vista que essas duas grandes áreas são igualmente importantes para o exercício do seu trabalho. Um bom professor deve ter completo domínio daquilo que ensina, sabendo a matemática que sustenta todos os argumentos usados e tendo a visão da contribuição que a aprendizagem da matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício da cidadania. Além disso, deve conhecer as possíveis aplicações da teoria, relacionando o conhecimento matemático com aqueles de outras áreas, levando em conta saberes prévios do seu aluno. Da mesma forma, um bom professor deve saber como ensinar, buscando várias técnicas e explorando diversas possibilidades pedagógicas para ter êxito no seu trabalho. Também é importante estar sempre atualizado sobre diferentes metodologias em educação matemática, avaliando criticamente as novas teorias e suas próprias práticas.
O egresso do curso de Matemática - Licenciatura deve conhecer o contexto da educação da sua região e ter uma ampla visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos. A capacidade de se relacionar com pessoas é fundamental, tendo em vista que só podemos ajudar o aluno quando conhecemos suas dificuldades, que às vezes podem ser socioafetivas. Também é importante saber liderar um grupo, principalmente grupos de jovens e crianças, pois organização dentro do ambiente de trabalho é crucial nos processos educativos. Além dessa formação específica e humana, é esperado que o profissional da educação egresso tenha habilidades na comunicação e na
escrita da língua portuguesa, tendo em vista que essa será uma de suas ferramentas de trabalho. O licenciado deve ter habilidades em informática, principalmente com softwares educativos e matemáticos. As tecnologias são excelentes quando se trata de aplicar a teoria ou contextualizá-la na vida do estudante. Softwares básicos de textos, planilhas e apresentações devem ser dominados pelo estudante egresso, pois eles são indispensáveis no atual contexto da educação. O preconceito entre áreas não deve fazer parte da vida do egresso, ao
contrário disso, o formando deve saber aproveitar sua ampla formação para sobrepor esses obstáculos. Também, o formando deve ter a visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos e a consciência de seu papel na superação dos preconceitos traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino e na aprendizagem do componente curricular. Para isso, o novo professor deve saber a relevância da matemática na vida de seus alunos e na formação geral deles, tendo plena consciência que as consequências oriundas desses preconceitos podem impedir que o estudante tenha um bom desempenho em matemática e em áreas afins.