As Diretrizes Curriculares para os Cursos de Letras, integrantes dos Pareceres CNE/CES nº 492/2001 e nº 1.363/2001, destacam que o profissional em Letras “... deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem de fazer uso de
novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo autônomo e permanente”. Nesta perspectiva, o Licenciado em Letras deve ser capaz de analisar, descrever e explicar a estrutura e o funcionamento da língua, desenvolver pesquisas, analisar diferentes teorias de língua e linguagem e desempenhar o papel de multiplicador, formando leitores intérpretes e produtores de textos diversos. Deverá, também, estar tecnicamente preparado para: orientar e mediar o ensino, elaborar e executar projetos para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares, bem como produzir ou avaliar recursos didático-pedagógicos pertinentes a sua área de formação. Além disso, o graduado em Letras deve estar habilitado a avaliar e produzir textos, descrever e justificar componentes linguísticos, criticar obras literárias, relacionar textos literários com outros discursos e contextos, pesquisar e articular dados com vistas à produção de conhecimentos na área e utilização de novas tecnologias. Finalmente, deve ter um compromisso ético e responsável com a aprendizagem dos alunos e com as demais consequências de sua atuação na educação.
Nesta perspectiva, o licenciado em Letras pelo IFRS Campus Feliz deve desenvolver as seguintes habilidades:
- refletir critica e continuamente sobre suas ações, seja no espaço da academia seja no mundo do trabalho, pautado em princípios da ação ética, política e cidadã;
- conduzir o seu processo formativo, de modo autônomo e contínuo, para além da formação inicial;
- compreender e analisar obras literárias em função de suas múltiplas determinações;
- reconhecer aspectos da estrutura e funcionamento das línguas portuguesa e inglesa em diferentes práticas discursivas;
- compreender a linguagem sob suas diversas manifestações como saber cultural e estético, produtor de significação e sentido, integrador da organização do mundo e da própria identidade;
- analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, a função, a
organização e a estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção;
- desenvolver e implementar métodos e técnicas pedagógicas que permitam a construção do conhecimento sobre língua, literatura e outras manifestações de linguagem para os diferentes níveis de ensino e os mais diversos contextos de aprendizagem;
- produzir e avaliar textos didáticos e verificar sua pertinência, tanto para o trabalho com o objeto de ensino específico de seu componente curricular quanto para o trabalho a ser realizado de forma interdisciplinar;
- articular ensino e pesquisa em sua prática pedagógica;
- trabalhar na elaboração, implementação e realização de atividades e projetos interdisciplinares;
- promover a interação entre professor – aluno e entre alunos nos processos de ensino e aprendizagem, propondo soluções;
- analisar e avaliar propostas oficiais de políticas educacionais relativas ao ensino e aprendizagem da língua materna e de línguas estrangeiras.
O indivíduo licenciado em Letras estará habilitado a exercer a função de professor de Línguas Portuguesa e Inglesa e suas respectivas Literaturas para o Ensino Básico e Tecnológico, entre outras funções, considerando-se as alternativas que o mundo do trabalho oferece aos portadores do título de Licenciado em Letras.