Course Pedagogical Project

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é o profissional de nível superior com competências e habilidades para planejar, implementar, administrar, gerenciar, promover e aprimorar, com técnica e tecnologia, o desenvolvimento de sistemas, assumindo ação empreendedora em pesquisa e inovação com consciência de seu papel social, visando impulsionar o desenvolvimento econômico da região. Dessa forma, deve estar capacitado para: a) Aplicar seu conhecimento e domínio do processo de projeto para construir a solução de problemas de base científica; 17 b) Posicionar-se crítica e eticamente frente às inovações tecnológicas, avaliando seu impacto no desenvolvimento e na construção da sociedade; c) Modelar e especificar problemas do mundo real, com uso de técnicas apresentadas no curso; d) Implementar sistemas de computação; e) Analisar e compreender sistemas técnicos, científicos e administrativos transformando-os em algoritmos eficientes e eficazes, capazes desta forma, de resolver os problemas do dia a dia enfrentados pelos usuários; f) Codificar, documentar, testar e implantar sistemas de informação; g) Utilizar e implementar novas ferramentas de sistemas computacionais visando melhores condições de trabalho e qualidade de vida; h) Utilizar recursos computacionais atuais; i) Conhecimento e emprego de modelos associados ao uso de ferramentas computacionais; j) Ter uma visão humanística consistente e crítica do impacto de sua atuação profissional na sociedade. O profissional egresso do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Avançado Veranópolis do IFRS, ao concluir o curso, terá uma formação teórico-prática condizente com as demandas apresentadas pelo mundo do trabalho. Essa formação se fundamentará em competências que lhe permitam desenvolver ações críticas na análise e desenvolvimento de sistemas nas organizações, com ênfase nas características da região de atuação do Campus Avançado Veranópolis. Portanto, destaca-se que o curso apresenta uma estrutura curricular que oportuniza o conhecimento das demandas e arranjos produtivos locais de forma que o profissional consiga pensar em soluções de análise e desenvolvimento de sistemas no âmbito de organizações de qualquer porte. Além das competências anteriormente listadas, o perfil do egresso poderá ser ampliado quando ocorrer a identificação de novas demandas oriundas do mundo do trabalho, que justifiquem tal alteração.

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