Course Pedagogical Project

De acordo com o disposto no art. 7º, da Resolução CNE/CP 3/2002, “entende-se por competência profissional a capacidade pessoal de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho e pelo desenvolvimento tecnológico”. Da mesma maneira, entende-se por habilidades profissionais, as ações técnicas e comportamentais que conduzem ao “saber fazer”.
Nesse entendimento, o Curso Superior de Tecnologia em Marketing visa a desenvolver as seguintes competências e habilidades, desdobradas em:
a) Conhecimentos: o curso proporcionará conhecimentos teóricos que visam a uma sólida formação tecnológica na área de Marketing, a partir de conteúdos de Introdução ao Marketing, Informática Aplicada ao Marketing, Comportamento do Consumidor, Marketing de Serviços e Varejo, Fundamentos de Economia, Pesquisa de Marketing, Sistemas de Informação de Marketing, Marketing Internacional, Estratégia de Custos e Precificação, Marketing de Relacionamento, Gestão de Produtos e Marcas, Canais de Marketing e Distribuição, Métodos Quantitativos em Marketing, Marketing Digital e Redes Sociais, Comunicação Integrada de Marketing e Marketing Estratégico. Propiciará também conhecimentos tecnológicos em administração geral, com base em componentes como Administração e Empreendedorismo, Comportamento Organizacional, Direito Empresarial, Fundamentos de Finanças e Gestão Estratégica. Conhecimentos que permitam uma visão sistêmica da empresa e da sociedade, também proporcionados pelos componentes de Matemática Aplicada, Estatística, Leitura e Produção Textual, Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa e Ética e Sociedade.
b) Habilidades: as habilidades a serem desenvolvidas pelo profissional são: identificar problemas, formular e implantar soluções em marketing; identificar e analisar variáveis de mercado para prospecção de cenários competitivos; realizar estudo de segmentação e comportamento dos consumidores atuais e potenciais; elaborar e analisar dados de pesquisa de mercado, propondo estratégias de marketing para a empresa; elaborar planejamento estratégico de marketing e planos operacionais de marketing; realizar pesquisa e propor o desenvolvimento de novos produtos e serviços; administrar canais de distribuição e coordenar ações de comunicação e promoção.
c) Atitudes: os profissionais do curso deverão desenvolver as seguintes atitudes: ética, empreendedorismo, inovação, liderança, motivação, criticidade, criatividade e iniciativa. O profissionalismo, comprometimento e aprendizado contínuo deverão constar entre as atitudes do egresso.
Sendo assim, a formação do Tecnólogo em Marketing será completa tanto no âmbito profissional como pessoal, por meio dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidos no decorrer do curso, que possibilitarão desempenhar diversas funções nas organizações em que irá atuar.

Not available at this moment Not available at this moment Not available at this moment File download
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigteste-M2-host.inst1