Projeto Pedagógico do Curso

De acordo com o disposto no art. 7º, da Resolução CNE/CP 3/2002, “entende-se por competência profissional a capacidade pessoal de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho e pelo desenvolvimento tecnológico”. Da mesma maneira, entende-se por habilidades profissionais, as ações técnicas e comportamentais que conduzem ao “saber fazer”.
Nesse entendimento, o Curso Superior de Tecnologia em Marketing visa a desenvolver as seguintes competências e habilidades, desdobradas em:
a) Conhecimentos: o curso proporcionará conhecimentos teóricos que visam a uma sólida formação tecnológica na área de Marketing, a partir de conteúdos de Introdução ao Marketing, Informática Aplicada ao Marketing, Comportamento do Consumidor, Marketing de Serviços e Varejo, Fundamentos de Economia, Pesquisa de Marketing, Sistemas de Informação de Marketing, Marketing Internacional, Estratégia de Custos e Precificação, Marketing de Relacionamento, Gestão de Produtos e Marcas, Canais de Marketing e Distribuição, Métodos Quantitativos em Marketing, Marketing Digital e Redes Sociais, Comunicação Integrada de Marketing e Marketing Estratégico. Propiciará também conhecimentos tecnológicos em administração geral, com base em componentes como Administração e Empreendedorismo, Comportamento Organizacional, Direito Empresarial, Fundamentos de Finanças e Gestão Estratégica. Conhecimentos que permitam uma visão sistêmica da empresa e da sociedade, também proporcionados pelos componentes de Matemática Aplicada, Estatística, Leitura e Produção Textual, Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa e Ética e Sociedade.
b) Habilidades: as habilidades a serem desenvolvidas pelo profissional são: identificar problemas, formular e implantar soluções em marketing; identificar e analisar variáveis de mercado para prospecção de cenários competitivos; realizar estudo de segmentação e comportamento dos consumidores atuais e potenciais; elaborar e analisar dados de pesquisa de mercado, propondo estratégias de marketing para a empresa; elaborar planejamento estratégico de marketing e planos operacionais de marketing; realizar pesquisa e propor o desenvolvimento de novos produtos e serviços; administrar canais de distribuição e coordenar ações de comunicação e promoção.
c) Atitudes: os profissionais do curso deverão desenvolver as seguintes atitudes: ética, empreendedorismo, inovação, liderança, motivação, criticidade, criatividade e iniciativa. O profissionalismo, comprometimento e aprendizado contínuo deverão constar entre as atitudes do egresso.
Sendo assim, a formação do Tecnólogo em Marketing será completa tanto no âmbito profissional como pessoal, por meio dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidos no decorrer do curso, que possibilitarão desempenhar diversas funções nas organizações em que irá atuar.

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