Com base no Parecer CNE/CES nº 306, de 07 de outubro de 2004, que aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia Agronômica ou Agronomia, instituídas na Resolução nº 1, de 2 de fevereiro de 2006., que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Agronomia, o Engenheiro Agrônomo deve ser:
I - Formado com qualificação científica e profissional generalista que possibilite compreender e desenvolver conhecimentos e tecnologias;
II - Capacitado a atuar de crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais;
III - Qualificado para compreender e identificar as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos e ambientais;
IV - Capacitado a atuar no mundo do trabalho e em pesquisas científicas das áreas afins.
O Curso de Agronomia, em conformidade com o Parecer CNE/CES nº 306, de 07 de outubro de 2004, desenvolve habilidades e competências que permitam o Engenheiro Agrônomo:
a) projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos agroindustriais e do agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle de qualidade;
b) realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente;
c) atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;
d) produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários;
e) participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio;
f) exercer atividades de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico profissional, ensino superior, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica e extensão;
g) enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mundo, do trabalho, adaptando-se às situações novas e emergentes.