Projeto Pedagógico do Curso

O profissional egresso formado pelo Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFRS – Campus Restinga, ao concluir o curso, terá uma sólida formação teórico-prática embasada em competências e habilidades que lhe permitam desenvolver ações críticas na criação, na gestão e no desenvolvimento de negócios, especialmente na área do extremo sul de Porto Alegre – visto que o curso apresenta uma estrutura curricular que oportuniza o conhecimento das demandas e arranjos produtivos locais de forma que o profissional consiga pensar em soluções de desenvolvimento no âmbito de empresas de pequeno e médio porte.

Conforme o Catálogo Nacional dos Cursos de Tecnologia 2016, 3a edição, o Tecnólogo em Processos Gerenciais:

                                                                      

●             Analisa e avalia o ambiente interno e externo e formula objetivos e estratégias gerenciais.

●             Planeja, projeta, gerencia e promove os processos organizacionais e os sistemas da organização.

●             Desenvolve e gerencia processos logísticos, financeiros e de custos.

●             Otimiza os recursos da organização, por meio de melhorias nos processos.

●             Promove a gestão e governança por processos e consequentemente o desenvolvimento de sistemas, a gestão do conhecimento, o redesenho e a melhoria.

●             Promove a mudança organizacional planejada.

●             Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.   

O profissional terá a possibilidade de aplicar seus conhecimentos no gerenciamento de organizações de pequeno ou médio porte, em ramos de atividade e finalidades diversas, seguindo setores tradicionais como indústria, comércio e serviços, ou ainda em áreas de inovação e tecnologias sociais, tais como cooperativas, organizações de economia solidária, economia criativa e colaborativa e agricultura familiar. Dentre os processos gerenciais pelos quais pode ser responsável, destacam-se: marketing, produção e operações, gestão de pessoas, finanças e estratégia. O Tecnólogo em Processos Gerenciais também poderá atuar como empreendedor, estabelecendo novos modelos de negócios integrando os arranjos produtivos locais.

Além disso, o egresso terá formação que o habilitará a continuar sua formação acadêmica em cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, de acordo com o inciso V do art. 2º da Resolução CNE/CP nº 3/2002.

O Tecnólogo em Processos Gerenciais irá elaborar e implementar métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial, especificamente nos processos de relação com os mercados, comercialização, processos produtivos, logística, suprimento, gerenciamento de recursos financeiros e gestão de competências humanas. Também são requisitos importantes na formação do perfil desses profissionais a habilidade nas relações interpessoais, na comunicação e no trabalho em equipe, a liderança e a argumentação, assim como, a busca de informações e a tomada de decisões em contextos socioeconômicos, políticos e culturais distintos.

A metodologia parte do pressuposto de que o estudante é sujeito ativo e protagonista no processo de construção do seu conhecimento, que emerge da interação com o docente através do trabalho educativo intencionalmente construído pelos sujeitos do processo. Cabe a eles estabelecer a condução do processo ensino aprendizagem pelo permanente desafio do raciocínio crítico e pela progressiva integração de novos conhecimentos às experiências prévias. As ações educativas baseiam-se na mobilização para o conhecimento, possibilitando o estabelecimento de vínculos significativos entre o sujeito e o objeto. A mobilização implica na clareza do assunto, na forma de trabalho, nas relações interpessoais entre os sujeitos, os objetos de conhecimento e o contexto em que se inserem.

           A metodologia dialógica e dialética requer o estabelecimento de relações com as necessidades dos sujeitos, sejam elas: “intelectual, afetiva, ética, física, lúdica, estética, espiritual, econômica, política, social, cultural” (VASCONCELLOS, 1992, p. 8). Após essa elaboração inicial das representações mentais, passa-se à construção do conhecimento, que possibilita que os sujeitos captem as essências do objeto para construir novos conhecimentos através da elaboração de relações mais abrangentes e complexas. Esse processo implica no desenvolvimento operacional em que se estabelecem relações analíticas significativas entre as representações, ideias, conceitos do sujeito e do objeto em um determinado contexto sócio-histórico. A práxis é o resultado da atividade criativa do sujeito para conhecer o objeto e das articulações desse conhecimento com a realidade. De acordo com Kosik (1985, p. 206), “conhecemos o mundo, as coisas, os processos somente na medida em que os ‘criamos’, isto é, na medida em que os reproduzimos espiritualmente e intelectualmente”. Por fim, é imprescindível a elaboração de sínteses dos conhecimentos com vistas à ampliação da integração e compreensão dos mesmos, a fim de estabelecer relações entre o abstrato e o concreto com o intuito de transformar a realidade de forma crítica, criativa e ética.

A avaliação do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais será feita regularmente, por meio da análise dos resultados, obtidos através de avaliação do curso e do desempenho dos estudantes no ENADE. Esta avaliação, de acordo com as determinações legais vigentes, será realizada em dois níveis: o Interno e o Externo, em sintonia com o programa de avaliação institucional do IFRS – PAIIFRS, que tem como referência o SINAES.

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