De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), o
profissional formado em Gestão do Agronegócio deve ser:
• Capaz de planejar e executar empreendimentos voltados para o agronegócio;
• Projetar mercados estratégicos para o agronegócio;
• Analisar indicadores de mercado;
• Aferir o desempenho da produção no agronegócio;
• Analisar e controlar custos de produção do agronegócio;
• Caracterizar e interpretar as diversas cadeias produtivas do agronegócio;
• Planejar e executar a implantação de arranjos produtivos locais;
• Gerenciar empresas/propriedades rurais;
• Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
A metodologia a ser seguida no Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio
terá como princípios a(s):
• prática orientada pelos princípios da superação da dicotomia entre teoria e prática,
da inovação pedagógica, do uso de novas tecnologias e do desenvolvimento de
competências profissionais;
• flexibilidade curricular e a promoção da mobilidade acadêmica;
• oportunidades diferenciadas de integralização dos cursos para os acadêmicos
através da recontextualização dos tempos e espaços didáticos, mediados pelo uso
das novas tecnologias;
• verticalização de ensino, mediante a realização de projetos integradores de cunho
interdisciplinar;
• articulação entre ensino, pesquisa e extensão com vistas ao desenvolvimento de
novas tecnologias.
Neste curso, os componentes curriculares apresentam diferentes atividades pedagógicas
para trabalhar os conteúdos e atingir os objetivos. Assim, a metodologia do trabalho pedagógico
com os conteúdos apresenta grande diversidade, variando de acordo com as necessidades dos
acadêmicos, o perfil do grupo/classe, as especificidades do componente curricular, o trabalho do
professor, dentre outras variáveis, podendo envolver: aulas expositivas dialogadas, com
apresentação de slides, exploração dos procedimentos, demonstrações, leitura programada de
textos, análise de situações-problema, esclarecimento de dúvidas e realização de atividades
individuais, em grupo ou coletivas; aulas práticas em laboratório; projetos, pesquisas, trabalhos,
seminários, debates, painéis de discussão, estudos de campo, estudos dirigidos, tarefas e orientação
individualizada.
Além disso, prevê-se a utilização de recursos tecnológicos de informação e comunicação
(TICs), tais como: gravação de áudio e vídeo, sistemas multimídias, robótica, redes sociais, fóruns
eletrônicos, blogs, chats, videoconferência, softwares, suportes eletrônicos e ambiente virtual de
aprendizagem.
Segundo a Organização Didática do IFRS devem ser utilizados, pelo menos, dois
instrumentos de avaliação. Assim, o processo de avaliação deve proporcionar o acompanhamento,
diagnóstico e avaliação do desenvolvimento das competências pretendidas para o egresso do curso.
No plano de ensino de cada componente curricular serão detalhados os instrumentos de
avaliação, bem como os critérios específicos que conduzirão aos resultados finais.
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O resultado da avaliação do desempenho do estudante em cada componente curricular será
expresso semestralmente através de notas, registradas de 0 (zero) a 10 (dez), sendo admitida apenas
uma casa decimal após a vírgula.
A nota mínima da média semestral (MS) para aprovação em cada componente curricular
será 7,0 (sete), calculada através da média aritmética das avaliações realizadas ao longo do
semestre.
O estudante que não atingir média semestral igual ou superior a 7,0 (sete) ao final do
período letivo, em determinado componente curricular, terá direito a exame final (EF). A média
final (MF) será calculada a partir da nota obtida no exame final (EF) com peso 4 (quatro) e da nota
obtida na média semestral (MS) com peso 6 (seis), conforme a equação abaixo:
MF = (EF* 0,4) + (MS* 0,6) ≥ 5,0
O estudante deve obter média semestral (MS) mínima de 1,7 (um vírgula sete) para ter o
direito de realizar exame final (EF).
O estudante que deixar de participar de atividades avaliativas terá o prazo máximo de 72
(setenta e duas) horas, a partir da realização da atividade avaliativa, para justificar a não realização
das atividades, devendo preencher e protocolar, junto à Secretaria Acadêmica, documento que
justifique de forma plausível a falta.
Os resultados da avaliação do desempenho do estudante serão comunicados ao próprio
estudante, através de instrumento adequado, a critério do IFRS – Campus Sertão.
A aprovação do estudante no componente curricular dar-se-á somente com uma frequência
mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e média semestral (MS) igual ou superior a 7,0 (sete)
ou média final (MF) igual ou superior a 5,0 (cinco), após realização de exame final.