O egresso deve possuir a capacidade de articular os conhecimentos específicos com os didáticos e pedagógicos, para melhor gestão dos processos de ensino e aprendizagem, deve saber trabalhar em equipe para melhor integração curricular e ações interdisciplinares, deve articular seus saberes com as inovações e com capacidade de gerir seu próprio desenvolvimento profissional.
Atendendo ao disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores, os egressos do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química deverão: Pautar-se pelos valores estéticos, éticos e políticos inspiradores da sociedade democrática; Compreender o papel histórico da escola no desenvolvimento e transmissão dos valores e conhecimento produzidos pela sociedade; Dominar os fundamentos dos conteúdos das Ciências da Natureza e suas tecnologias a serem socializados e suas articulações interdisciplinares; Demonstrar conhecimento sobre os estudantes e compreender os diferentes processos de construção do conhecimento; Reconhecer e aplicar as propostas do Ensino de Ciências coerentes com o diagnóstico da realidade do aluno; Conhecer a estrutura e a governança dos sistemas educacionais; Planejar propostas de avaliação educacional, coerentes com o plano pedagógico da escola; Identificar-se com os processos investigatórios envolvidos no aperfeiçoamento das práticas pedagógicas; Estar capacitado para gerenciar os ambientes de aprendizagem, bem como o seu próprio desenvolvimento profissional; Identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras e; Comprometer-se com a consolidação da educação inclusiva através do respeito às diferenças, reconhecendo e valorizando a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, entre outras.
Os profissionais formados nesta Instituição deverão apresentar as seguintes características: Conhecimento estruturante e visão integradora das Ciências da Natureza, reconhecendo-as como produto da ação humana; Conhecimento da instituição educativa como organização complexa na função de promover a educação para e na cidadania; Atuação profissional no ensino, na gestão de processos educativos e na organização e gestão de instituições de Educação Básica; Senso ético – pautados por princípios de dignidade humana, justiça, respeito mútuo, reconhecimento e respeito à diversidade social, cultural e física, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, para atuação como profissionais e como cidadãos; Autonomia reflexiva – dispostos a analisar a própria prática docente e a própria aprendizagem com consciência crítica, buscando a auto-regulação e a coerência entre as concepções docentes, a atuação profissional e o contexto educativo; Criatividade – dispostos a lidar com incertezas, vinculando os conhecimentos acadêmicos com os conhecimentos práticos profissionais para a criação de espaços que privilegiem a construção colaborativa do conhecimento e; Atitude investigativa – identificando situações e problemas, propondo hipóteses, gerenciando tendências com autonomia.
O referido Curso de Licenciatura compreenderá aulas dialógico-expositivas, estudos individuais e coletivos, práticas de ensino, monitorias, estágios curriculares, ações de pesquisa, atividades práticas experimentais desenvolvidas nos laboratórios específicos e ações curricularizadas de extensão, que possibilitarão aos discentes a articulação dos conhecimentos e das práticas construídos ao longo de seus percursos formativos bem como intensa interação com seu futuro campo de atuação profissional.
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