O profissional egresso de um Curso de Agronomia deverá ter sólida formação científica e profissional geral que os capacite a absorver e desenvolver tecnologias; tanto o aspecto social quanto à competência científica e tecnológica que permitirão ao profissional atuação crítica e criativa na Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Ibirubá Projeto Pedagógico do Curso Superior de Agronomia 11 identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. O formando deverá estar apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de conservar o equilíbrio do ambiente.
O egresso do curso superior de Agronomia ocupar-se-á do gerenciamento de projetos relacionados aos sistemas de produção vegetal e animal, conhecendo desde aspectos relacionados à fertilidade, manejo e conservação do solo, até aspectos relacionados à tecnificação, o armazenamento, o beneficiamento e a comercialização de grãos, sementes, hortaliças e mudas. Manejo de animais para a produção. Podendo ainda, participar de pesquisas tecnológicas para melhoramento genético e produção de plantas e animais. Esse profissional também poderá emitir pareceres sobre a produção agropecuária, envolvendo temas como controle de qualidade, otimização dos processos, impacto ambiental e tecnologias de produção.
A metodologia pedagógica de ensino visa atender o estudante do curso de forma plena, possibilitando um aprendizado coerente com as necessidades atuais. Não utilizando somente conhecimento técnico aplicado, mas utilizando ações que transcendem as informações existentes e também possibilitando a construção do conhecimento com atividades de pesquisa e extensão. Questões sociais e ambientais devem acompanhar de forma transversal os estudantes de agronomia durante o curso.
A avaliação da aprendizagem deve ter como parâmetros os princípios do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFRS, que abrange as políticas definidas no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e deve atender a OD. Assim o PPI do IFRS, destaca a função social do Instituto, destacando os objetivos e perfil pretendido para os egressos dos cursos oferecidos. A avaliação tem por finalidade mediar e colaborar com o processo ensino-aprendizagem, tanto individual quanto coletivamente, desenvolvendo estratégias educacionais que contribuam com a efetividade do direito a aprender. A avaliação deverá ser contínua e cumulativa, assumindo, de forma integrada, no processo ensino-aprendizagem, as funções diagnóstica, processual, formativa, somática, emancipatória e participativa, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
Descarga de Archivos