Projet Pédagogique de Cours

O profissional egresso do curso de graduação em Engenharia Mecânica deverá demonstrar uma formação técnica, baseada nos princípios da cientificidade dos conhecimentos historicamente construídos, de forma ética, crítica e criativa na identificação, análise e solução de problemas relativos a produtos, processos e serviços, conscientes do impacto de sua atuação profissional na sociedade, sob o ponto de vista político, econômico, social, cultural e ambiental, contribuindo com sua prática profissional na (re) construção histórica numa perspectiva problematizada e contextualizada

O objetivo é formar profissionais com potencialidade para atuar nos diversos setores da indústria, permitindo o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades de acordo com a Resolução CNE/CES, de 11 de março de 2002:

I. Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia; II. Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados; III. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos; IV. Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia; V. Identificar, formular e resolver problemas de engenharia; VI. Desenvolver e/ou utilizar ferramentas e técnicas; VII. Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas; VIII. Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas; IX. Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; X. Atuar em equipes multidisciplinares; XI. Compreender e aplicar a ética e responsabilidades profissionais; XII.Avaliar o impacto das atividades de engenharia no contexto social e ambiental;XIII. Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia; XIV. Assumir a postura de permanente busca de atuação profissional; XV.Assumir uma postura empreendedora diante dos desafios técnicos, científicos e mercadológicos do mundo globalizado.

Ainda, de acordo com a Resolução 218/73 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - CONFEA, que busca discriminar as atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia e Agronomia para fins da fiscalização do exercício profissional, são atribuídas ao profissional de engenharia mecânica as atividades (01 a 08, alínea "b" do artigo 6º e parágrafo único do artigo 84 da Lei nº 5.194, de 24 DEZ 1966): • Supervisão, coordenação e orientação técnica; • Estudo, planejamento, projeto e especificação; • Estudo de viabilidade técnico-econômica; • Assistência, assessoria e consultoria; • Direção de obra e serviço técnico; • Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; • Desempenho de cargo e função técnica; • Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão. • Em consonância com as habilidades e competências estabelecidas o profissional de engenharia mecânica formado pelo IFRS – Câmpus Ibirubá deve se capaz de: • Desenvolver raciocínio espacial, lógico e matemático; • Demonstrar noção de ordem e de grandeza na estimativa de dados e avaliação de resultados. • Selecionar materiais e processos, considerando os aspectos éticos, sociais e ambientais;• Aplicar novos conhecimentos, utilizar tecnologias e recursos adequados ao exercício eficiente da engenharia mecânica; • Atuar em equipes multiprofissionais, comunicando-se de forma competente, por meios escritos, orais, gráficos e virtuais; • Avaliar, com ética e responsabilidade profissional, a viabilidade econômica e o impacto das atividades da engenharia mecânica no contexto social e ambiental; • Buscar alternativas para o desenvolvimento de estudos com vistas à atualização profissional permanente; • Aplicar princípios científicos e conhecimentos tecnológicos na resolução de problemas da engenharia mecânica; • Desenvolver pesquisas para fundamentar conclusões e propostas de soluções para problemas de engenharia mecânica.

O programa do curso de Engenharia Mecânica apresenta três núcleos de conteúdos: Básico, Específico e Profissionalizante. Estão interligados de forma a proporcionar situações de aprendizagem em que os estudantes possam aprimorar e desenvolver habilidades de forma contextualizada.

Avaliar significa mudar o ensino, a forma de ver a aprendizagem, as concepções do que é ensinar e aprender. Por melhores que sejam as informações obtidas com a avaliação, elas serão ineficientes se não levarem à mudança, ao redirecionamento das relações e das ações didáticas. A avaliação não pode se limitar à mera apreciação sobre o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos. Ela deve levar a uma revisão dos componentes curriculares selecionados, do método utilizado, das atividades realizadas e das relações estabelecidas em sala de aula. A avaliação deve voltar-se também para as práticas de sala de aula, para a escola e para a forma de organização do trabalho pedagógico; ou seja, deve envolver todos os agentes escolares. A avaliação da aprendizagem é entendida como um componente de diagnóstico e de reorientação do ensino e da aprendizagem, numa perspectiva de compreensão da prática docente e da trajetória acadêmica do aluno. Assim, para o diagnóstico e reorientação da aprendizagem, a análise de informações e o juízo de qualidade acerca dessas informações visam a identificar os conhecimentos prévios dos estudantes, com o objetivo de decidir como organizar, planejar e executar as atividades de ensino, bem como reconhecer o modo como os conhecimentos vão sendo reconstruídos pelos mesmos.

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