Projet Pédagogique de Cours

O Curso visa formar Agrônomos emancipados, capazes de promover a transformação do espaço rural em meio às mudanças estruturais e conjunturais do seu tempo. O perfil profissional do egresso consiste em:

 

  • sólida formação científica e profissional geral que possibilite absorver e desenvolver tecnologia;

  • capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade;

  • compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais ecomunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação do equilíbrio do ambiente;

  • capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico e criativo, às novas situações.


  • projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos agroindustriais e do agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle de qualidade;

  • realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente;

  • atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;

  • produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários;

  • participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio;

  • exercer atividades de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico profissional, ensino superior, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica e extensão;

  • enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mundo, do trabalho, adaptando-se às situações novas e emergentes.

Desta maneira, deve especificamente:

  • Diagnosticar a importância socioeconômica da produção vegetal e animal na Região, implementando atividades que contribuam para o seu desenvolvimento;

  • Planejar, implantar e conduzir projetos de horticultura, culturas anuais e silvicultura;

  • Planejar, acompanhar e avaliar projetos de Avicultura, Suinocultura, Caprinocultura, Ovinocultura, Bovinocultura e Equinocultura;

  • Planejar, acompanhar e avaliar projetos de Criações Alternativas adaptáveis às características regionais;

  • Planejar, executar e avaliar projetos na área de processamento de produtos de origem vegetal e animal;

  • Planejar, executar e avaliar projetos na área de topografia, construções rurais, mecanização agrícola e irrigação e drenagem;

  • Trabalhar em equipe e atuar em projetos associativistas;

  • Utilizar os recursos naturais e os meios de produção visando o baixo impacto ambiental;

  • Planejar, organizar e monitorar:

  • a exploração e manejo do solo de acordo com suas características;

  • as alternativas de otimização dos fatores climáticos e seus efeitos no crescimento e desenvolvimento das plantas e dos animais;

  • a propagação em cultivos abertos ou protegidos, em viveiros e em casas de vegetação;

  • a obtenção e o preparo da produção animal; o processo de aquisição, preparo, conservação e armazenamento da matéria prima e dos produtos agroindustriais;

  • os programas de nutrição e manejo alimentar em projetos zootécnicos;

  • a produção de mudas (viveiros) e sementes.

  • Identificar os processos simbióticos, de absorção, de translocação e os efeitos alelopáticos entre solo e planta, planejando ações referentes aos tratos das culturas;

  • Selecionar e aplicar métodos de erradicação e controle de pragas, doenças e plantas daninhas, responsabilizando-se pela emissão de receitas de produtos agrotóxicos;

  • Planejar e acompanhar a colheita e a pós-colheita;

  • Conceber e executar projetos paisagísticos, identificando estilos, modelos, elementos vegetais, materiais e acessórios a serem empregados;

  • Identificar famílias de organismos e microrganismos, diferenciando os benéficos ou maléficos;

  • Aplicar métodos e programas de reprodução animal e de melhoramento genético;

  • Elaborar, aplicar e monitorar programas profiláticos, higiênicos e sanitários na produção animal e agroindustrial;

  • Implantar e gerenciar sistemas de controle de qualidade na produção agropecuária;

  • Identificar e aplicar técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos;

  • Projetar e aplicar inovações nos processos de montagem, monitoramento e gestão de empreendimentos;

  • Elaborar relatórios e projetos topográficos e de impacto ambiental;

  • Elaborar laudos, perícias, pareceres, relatórios e projetos, inclusive de incorporação de novas tecnologias;

  • Operar máquinas agrícolas e implementos, adequando seu uso, observando as normas de segurança;

  • Conceber e executar projetos paisagísticos, identificando estilos, modelos, elementos vegetais, materiais e acessórios a serem empregados.

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A avaliação tem por finalidade mediar e colaborar com o processo ensino-aprendizagem, tanto individual quanto coletivamente, desenvolvendo estratégias educacionais que contribuam com a efetividade do direito a aprender. A avaliação deverá ser contínua, assumindo-se de forma integrada, no processo ensino-aprendizagem, tendo as seguintes funções: diagnóstica, processual, formativa, somativa, emancipatória e participativa, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

A avaliação dos aspectos qualitativos compreende, além da apropriação de conhecimentos (avaliação quantitativa), o diagnóstico, a orientação e a reorientação do processo ensino-aprendizagem, visando ao aprofundamento de saberes e ao desenvolvimento de habilidades e atitudes pelos estudantes.

No processo avaliativo, assim como preconiza a LDB 9394/96 e expresso no PPI, a avaliação contempla o enfoque diagnóstico, participativo, formativo e interdisciplinar, tendo em vista um processo continuado, considerando o percurso dos estudantes, valorizando sua progressão e a busca de estratégias de superação de suas dificuldades.

O curso se utilizará de diferentes instrumentos avaliativos na perspectiva da constituição de formas de avaliar mais democráticas e inclusivas, priorizando os aspectos qualitativos, tais como: seminários, dinâmicas de grupo, visitas técnicas, estudos de caso, testes, provas, exercícios, trabalhos, produção relatórios, planos estratégicos, táticos e operacionais e outras modalidades, atentando para que seja um processo contínuo e que permita acompanhar, diagnosticar e avaliar o desenvolvimento das competências pretendidas para o egresso do curso.

Os resultados serão expressos semestralmente, observando o previsto na Organização Didática (Resolução nº 046 do CONSUP, de 08 de maio de 2015), conforme segue:

  1. As notas são registradas de 0 (zero) a 10 (dez), sendo admitida apenas uma casa decimal após a vírgula.

  2. A nota mínima da média semestral (MS) para aprovação em cada componente curricular será 7,0 (sete), calculada através da média aritmética das avaliações realizadas ao longo do semestre.

  3. O mínimo de instrumentos avaliativos será de 02 (dois).

  4. O estudante que não atingir média semestral igual ou superior a 7,0 (sete) ao final do período letivo, em determinado componente curricular, terá direito a exame final (EF).

  5. O exame final constará de uma avaliação dos conteúdos trabalhados no componente curricular durante o período letivo. Neste caso, a média final (MF) será calculada a partir da nota obtida no exame final (EF) com peso 4 (quatro) e da nota obtida na média semestral (MS) com peso 6 (seis), conforme a equação:

MF = (EF* 0,4) + (MS* 0,6) ≥ 5,0

  1. A aprovação do estudante no componente curricular dar-se-á somente com uma frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e média semestral (MS) igual ou superior a 7,0 (sete) ou média final (MF) igual ou superior a 5,0 (cinco), após realização de exame.

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