Proyecto Pedagógico del Curso

O Curso de Agronomia busca um perfil profissional, focado na coexistência de competências e habilidades com saberes diversos, amplos e alicerçados na justiça social. Sendo assim, um egresso: a) Profissional, responsável, crítico e ético; b) Utiliza os seus conhecimentos técnicos de forma lógica, reflexiva e criativa, com 17 método e, em busca de resultados viáveis e justos; c) Capaz de ponderar o seu discurso e sua prática profissional, compreendendo as contradições sociais, políticas e econômicas da sociedade; d) Conhecer e compreender cientificamente os fatores de produção combinando a eficiência técnica, econômica e ecológica com a relevância social da sua ação. e) Engajado nos processos decisórios da gestão das políticas para o campo. f) Visão sistêmica de desenvolvimento; g) Percebe as transformações da sociedade e do mercado de trabalho, atuando de forma proativa em situações novas e emergentes; h) Formação técnica ampla, atividades formativas que englobam as diferentes técnicas e tecnologias empregadas na agricultura; i) Capaz de atuar nas diferentes áreas e vertentes técnicas de atuação profissional; j) Conhecedor das atividades agrícolas na prática, através das atividades de extensão e estágios (não obrigatório e obrigatório); k) Profissional que consegue atuar em pesquisas científicas e seguir a formação.

O Curso de Agronomia busca um perfil profissional, focado na coexistência de competências e habilidades com saberes diversos, amplos e alicerçados na justiça social. Sendo assim, um egresso: a) Profissional, responsável, crítico e ético; b) Utiliza os seus conhecimentos técnicos de forma lógica, reflexiva e criativa, com 17 método e, em busca de resultados viáveis e justos; c) Capaz de ponderar o seu discurso e sua prática profissional, compreendendo as contradições sociais, políticas e econômicas da sociedade; d) Conhecer e compreender cientificamente os fatores de produção combinando a eficiência técnica, econômica e ecológica com a relevância social da sua ação. e) Engajado nos processos decisórios da gestão das políticas para o campo. f) Visão sistêmica de desenvolvimento; g) Percebe as transformações da sociedade e do mercado de trabalho, atuando de forma proativa em situações novas e emergentes; h) Formação técnica ampla, atividades formativas que englobam as diferentes técnicas e tecnologias empregadas na agricultura; i) Capaz de atuar nas diferentes áreas e vertentes técnicas de atuação profissional; j) Conhecedor das atividades agrícolas na prática, através das atividades de extensão e estágios (não obrigatório e obrigatório); k) Profissional que consegue atuar em pesquisas científicas e seguir a formação.

Considerando o currículo de um curso concebido como uma relação indissociável entre o conjunto de saberes, científica e historicamente construídos, a metodologia que será seguida neste Curso de Agronomia terá como princípios a (as): I. prática educativa orientada pelos princípios da superação da dicotomia entre teoria e prática, da inovação pedagógica, do uso de novas tecnologias e do desenvolvimento de competências profissionais; II. flexibilidade curricular e a promoção da mobilidade acadêmica; III. proporcionar acessibilidade metodológica e a autonomia do discente; IV. oportunidades diferenciadas de integralização dos cursos para os acadêmicos através da recontextualização dos tempos e espaços didáticos, mediados pelo uso das novas tecnologias; V. verticalização de ensino, mediante a realização de projetos integradores de cunho interdisciplinar; VI. articulação entre ensiVI. articulação entre ensino, pesquisa e extensão com vistas ao desenvolvimento de novas tecnologias. Neste curso, os componentes curriculares apresentam diferentes atividades pedagógicas para trabalhar os conteúdos e atingir os objetivos. Assim, a metodologia do trabalho pedagógico 110 com os conteúdos apresenta grande diversidade, variando de acordo com as necessidades dos acadêmicos, o perfil do grupo/classe, as especificidades do componente curricular, o trabalho do professor, dentre outras variáveis, podendo envolver: aulas expositivas dialogadas, com apresentação de slides, exploração dos procedimentos, demonstrações, leitura programada de textos, análise de situações-problema, esclarecimento de dúvidas e realização de atividades individuais, em grupo ou coletivas; aulas práticas em laboratório; projetos, pesquisas, trabalhos, seminários, debates, painéis de discussão, estudos de campo, estudos dirigidos, tarefas e orientação individualizada. Além disso, prevê-se a utilização de recursos tecnológicos de informação e comunicação (TICs), tais como: gravação de áudio e vídeo, sistemas multimídias, redes sociais, fóruns eletrônicos, blogs, chats, videoconferência, softwares, suportes eletrônicos e ambiente virtual de aprendizagem.

De acordo com a Organização Didática do IFRS, a “a avaliação tem por finalidade mediar e colaborar com o processo de ensino-aprendizagem, tanto individual quanto coletivamente, desenvolvendo estratégias educacionais que contribuam para a efetividade do direito a aprender.” (Art. 163. da OD, 2024, p. 42). Por sua vez, no Art. 164, complementa ao indicar que a “A avaliação deverá ser contínua e cumulativa, assumindo, de forma integrada no processo ensino e aprendizagem, as funções diagnósticas, processual, formativa, somativa, emancipatória e participativa, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.” (OD, 2024, p. 42). Para o curso, estas são as referências para o planejamento e desenvolvimento dos processos de avaliação de ensino e aprendizagem. De acordo com a Organização Didática do IFRS, deverão ser utilizados, pelo menos, dois instrumentos de avaliação. Assim, o processo de avaliação deve oportunizar o acompanhamento, diagnóstico e avaliação do desenvolvimento das competências pretendidas para o egresso do curso. No Plano de Ensino, de cada componente curricular, serão detalhados os instrumentos de avaliação, bem como os critérios específicos que conduzirão aos resultados finais. ● Expressão dos resultados da avaliação O resultado da avaliação do desempenho do estudante em cada componente curricular será expresso semestralmente através de notas, registradas de 0 (zero) a 10 (dez), sendo admitida apenas uma casa decimal após a vírgula. A nota mínima da média semestral (MS) para aprovação em cada componente curricular será 7,0 (sete), calculada através da média aritmética das avaliações realizadas ao longo do semestre. O estudante que não atingir média semestral igual ou superior a 7,0 (sete) ao final do período letivo, em determinado componente curricular, terá direito a exame final (EF). A média final (MF) será calculada a partir da nota obtida no exame final (EF) com peso 4 (quatro) e da nota obtida na média semestral (MS) com peso 6 (seis), conforme a equação abaixo: MF = (EF* 0,4) + (MS* 0,6) ≥ 5,0 O estudante deve obter média semestral (MS) mínima de 1,7 (um vírgula sete) para poder realizar exame final (EF). Conforme os art. 137, 138 e 139 da Organização Didática do IFRS, o estudante que deixar de participar de atividades avaliativas terá o prazo de quatro dias úteis após o término de vigência do atestado para justificar a ausência, devendo preencher e protocolar, junto à Secretaria Acadêmica, documento que justifique a falta. Os resultados da avaliação do desempenho do estudante são comunicados ao próprio estudante, através de instrumento adequado, a critério do IFRS – Campus Sertão.

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