Considerando o Art. 5o das Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC (Resolução
no 4, de 02/02/2006), o Curso de Zootecnia - bacharelado tem como objetivo desenvolver
nos acadêmicos:
- Sólida formação de conhecimentos científicos e tecnológicos no campo da
Zootecnia, dotada de consciência ética, política, humanista, com visão crítica e global da
conjuntura econômica social, política, ambiental e cultural da região onde atua, no Brasil
ou no mundo;
- Capacidade de comunicação e integração com os vários agentes que compõem
os complexos agroindustriais;
- Capacidade de integração e utilização das Tecnologias de Informação e
Comunicação (TICs) nos arranjos produtivos;
- Raciocínio lógico, interpretativo e analítico para identificar e solucionar
problemas;
- Capacidade para atuar em diferentes contextos, promovendo o desenvolvimento,
bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos e comunidades, respeitando os princípios
da acessibilidade, inclusão e temas transversais evidentes na sociedade;
- Compreensão da necessidade do contínuo aprimoramento de suas competências e habilidades profissionais.
Considerando o Art. 5o das Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC (Resolução
no 4, de 02/02/2006), o Curso de Zootecnia - bacharelado tem como objetivo desenvolver
nos acadêmicos:
- Sólida formação de conhecimentos científicos e tecnológicos no campo da
Zootecnia, dotada de consciência ética, política, humanista, com visão crítica e global da
conjuntura econômica social, política, ambiental e cultural da região onde atua, no Brasil
ou no mundo;
- Capacidade de comunicação e integração com os vários agentes que compõem
os complexos agroindustriais;
- Capacidade de integração e utilização das Tecnologias de Informação e
Comunicação (TICs) nos arranjos produtivos;
- Raciocínio lógico, interpretativo e analítico para identificar e solucionar
problemas;
- Capacidade para atuar em diferentes contextos, promovendo o desenvolvimento,
bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos e comunidades, respeitando os princípios
da acessibilidade, inclusão e temas transversais evidentes na sociedade;
- Compreensão da necessidade do contínuo aprimoramento de suas competências e habilidades profissionais.
Considerando o currículo de um curso concebido como uma relação indissociável
entre o conjunto de saberes, científica e historicamente construídos, a metodologia que
será seguida neste Curso de Zootecnia - bacharelado terá como princípios a (as):
I. prática educativa orientada pelos princípios da superação da dicotomia entre
teoria e prática, da inovação pedagógica, do uso de novas tecnologias e do
desenvolvimento de competências profissionais;
II. flexibilidade curricular e a promoção da mobilidade acadêmica;
III. proporcionar acessibilidade metodológica e a autonomia do discente;
IV. oportunidades diferenciadas de integralização dos cursos para os acadêmicos
através da recontextualização dos tempos e espaços didáticos, mediados pelo uso das
novas tecnologias;
V. verticalização de ensino, mediante a realização de projetos integradores de
cunho interdisciplinar;
VI. articulação entre ensino, pesquisa e extensão com vistas ao desenvolvimento
de novas tecnologias.
Neste curso, os componentes curriculares apresentam diferentes atividades
pedagógicas para trabalhar os conteúdos e atingir os objetivos. Assim, a metodologia do
trabalho pedagógico com os conteúdos apresenta grande diversidade, variando de
acordo com as necessidades dos acadêmicos, o perfil do grupo/classe, as
especificidades do componente curricular, o trabalho do professor, dentre outras
variáveis, podendo envolver: aulas expositivas dialogadas, com apresentação de slides,
exploração dos procedimentos, demonstrações, leitura programada de textos, análise de
situações-problema, esclarecimento de dúvidas e realização de atividades individuais,
em grupo ou coletivas; aulas práticas em laboratório e setores produtivos; projetos,
pesquisas, trabalhos, seminários, debates, painéis de discussão, estudos de campo,
estudos dirigidos, tarefas e orientação individualizada. Além disso, prevê-se a utilização de recursos tecnológicos de informação e comunicação (TICs), tais como: gravação de áudio e vídeo, sistemas multimídias, redes sociais, fóruns eletrônicos, blogs, chats, videoconferência, softwares, suportes eletrônicos e ambiente virtual de aprendizagem.
Além disso, prevê-se a utilização de recursos tecnológicos de informação e
comunicação (TICs), tais como: gravação de áudio e vídeo, sistemas multimídias, redes
sociais, fóruns eletrônicos, blogs, chats, videoconferência, softwares, suportes
eletrônicos e ambiente virtual de aprendizagem.
De acordo com a Organização Didática do IFRS deverão ser utilizados, pelo
menos, dois instrumentos avaliativos. Assim, o processo de avaliação deve oportunizar
o acompanhamento, diagnóstico e avaliação do desenvolvimento das competências
pretendidas para o egresso do curso.
No plano de ensino, de cada componente curricular, serão detalhados os
instrumentos de avaliação, bem como os critérios específicos que conduzirão aos
resultados finais.
⇨ Expressão dos resultados da avaliação
O resultado da avaliação do desempenho do estudante, em cada componente
curricular, será expresso semestralmente através de notas, registradas de 0 (zero) a 10
(dez), sendo admitida apenas uma casa decimal após a vírgula.
A nota mínima da média semestral (MS) para aprovação em cada componente
curricular será 7,0 (sete), calculada através da média aritmética das avaliações realizadas
ao longo do semestre (OD, 2024, pag. 47) .
O estudante que não atingir média semestral igual ou superior a 7,0 (sete) ao final
do período letivo, em determinado componente curricular, terá direito a exame final (EF).
A média final (MF) será calculada a partir da nota obtida no exame final (EF) com peso 4
(quatro) e da nota obtida na média semestral (MS) com peso 6 (seis), conforme a
equação abaixo:
MF = (EF* 0,4) + (MS* 0,6) ≥ 5,0
O estudante deve obter média semestral (MS) mínima de 1,7 (um vírgula sete)
para poder realizar o exame final (EF).
Conforme Art. 187 da OD do IFRS (2024, p.49) o estudante que deixar de participar
de atividades avaliativas terá o prazo máximo de 2 (dois) dias úteis, a partir do término
da vigência do atestado, para justificar a não realização das atividades, devendo
preencher e protocolar, junto à Coordenadoria de Registros Acadêmicos, documento que
justifique a falta (Art. 140, itens I a VIII).
Os resultados da avaliação do desempenho do estudante são comunicados ao
próprio estudante, através de instrumento adequado, a critério do IFRS – Campus Sertão.
A aprovação do estudante no componente curricular dar-se-á somente com
frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e média semestral (MS) igual ou
superior a 7,0 (sete) ou média final (MF) igual ou superior a 5,0 (cinco), após realização
de exame final. Destaca-se que de acordo com a OD do IFRS (2024, p. 43) “o conselho pedagógico constitui-se de uma reunião de reflexão sobre o trabalho pedagógico e busca de novas estratégias dentro do processo de ensino-aprendizagem no curso”, ocorrerão na forma de reuniões de colegiado de curso (Art. 166).