O egresso do Curso de Engenharia Mecânica - Bacharelado deve demonstrar sólida formação técnico-científica e profissional que o estimule a atuar e empreender, tanto tecnológica quanto gerencialmente, de forma ética, crítica e criativa na identificação, análise e solução de problemas. Ressalta-se que os egressos(as) do curso de Engenharia Mecânica, serão submetidos a um currículo com forte conteúdo lógico-matemático e voltado para resolver problemas, tornando-os(as) bem preparados(as) no sentido do “aprender a aprender”, que constitui a essência do saber. Bem como propor, de maneira inovadora, melhorias de processos, produtos e serviços, no contexto da sustentabilidade dos arranjos produtivos locais.
- Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia; - Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados; - Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos; - Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia; - Identificar, formular e resolver problemas de engenharia; - Desenvolver e/ou utilizar ferramentas, técnicas e recursos tecnológicos; - Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas; - Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas; - Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; - Atuar em equipes multidisciplinares;- Compreender e aplicar a ética e responsabilidades profissionais; - Avaliar o impacto das atividades de engenharia no contexto social e ambiental; - Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia; - Assumir a postura de permanente busca de atuação profissional; - Assumir uma postura empreendedora diante dos desafios técnicos, científicos e mercadológicos do mundo globalizado.
O curso de Engenharia Mecânica - Bacharelado do IFRS – Campus Rio Grande ocorre em regime semestral. Durante a estruturação do curso, buscou-se antecipar, dentro do possível, alguns componente curriculares de caráter aplicado, a fim de tornar o curso mais atraente aos estudantes desde o seu início. Desta forma, já no segundo semestre do curso os estudantes têm a oportunidade de desenvolver atividades práticas, em aulas de laboratório. A partir do primeiro semestre, os estudantes também iniciam o contato com o componente curricular do núcleo de meio ambiente. Desta forma, nos semestres subsequentes, este núcleo é ampliado em paralelo com o desenvolvimento dos componente curriculares de gestão, alinhadas com as áreas técnicas correlatas à mecânica.
Será considerado aprovado no componente curricular o estudante que, além de apresentar frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), alcançar a Média Semestral (MS) 7,0 (sete) no período. O estudante que não atingir média semestral igual ou superior a 7,0 (sete) ao final do período letivo, em determinado componente curricular, terá direito a exame final (EF). Sendo assim, a média final (MF) será calculada a partir da nota obtida no exame (EF), com peso 4 (quatro), e da nota obtida na média semestral (MS), com peso 6 (seis), conforme a equação: MF = (MS x 0,6) + (EF x 0,4) ≥ 5 Para realizar o exame final (EF), o estudante deve obter média semestral (MS) mínima de 1,7 (um vírgula sete).
Not available at this moment