Projeto Pedagógico do Curso

Em relação ao perfil do(a) egresso(a) do Curso em Letras: português e
espanhol - licenciatura do Campus Restinga, considera-se a formação de
professores(as) em um contexto mais amplo de processos políticos, sociais e
educativos, conforme defende Francisco Imbernón (2022). Nas palavras desse
pesquisador, o desenvolvimento profissional pode ser entendido como “um conjunto
de fatores que possibilitam ou impedem que o professor progrida na sua vida
profissional”, o que envolve questões como carreira, estrutura, participação em
decisões, entre outros (Imbernón, 2022, p. 44). Desta forma, considera-se que os
saberes do(a) educador(a) contribuem para a reflexão crítica do cotidiano e da
sociedade, exercitando a análise sobre as relações sociais em suas múltiplas singularidades, e levando o(a) docente a perceber a articulação de conhecimentos que envolvam o fazer, o aprender, o refletir e o transformar a educação.

O(A) licenciado(a) em Letras estará habilitado(a) a exercer,
fundamentalmente, a função de docente de língua portuguesa, língua espanhola e
respectivas literaturas para o ensino básico e tecnológico. Considerando-se as
alternativas que o mundo do trabalho oferece aos(às) portadores(as) do título de
Licenciado(a) em Letras, os(as) egressos(as) podem atuar não apenas como
docentes, mas também como técnicos(as) na área da educação, como revisores(as)
e em outras atividades correlatas.

Procura-se construir uma metodologia de ensino ─ isto é, percorrer
um caminho pedagógico ─ que possa intermediar diferentes saberes, conectando
aspectos diversos da pesquisa, do conhecimento, da formação pedagógica e da
atuação profissional. Assim, faz-se necessária uma abordagem holística e
multifacetada dos fenômenos linguísticos situados nos contextos educacionais, o que
implica a) uma metodologia de ensino plural, democrática e reflexiva, b) uma reflexão
linguística crítica, ampla e intercomponente curricularr, c) o desenvolvimento de uma
percepção epistemológica sobre os fenômenos da linguagem por meio de uma
consciência metalinguística e metateórica, d) uma articulação constante entre teoria e
prática, reflexão e ação, e e) a formação qualificada para o mundo do trabalho, com
vistas ao desenvolvimento regional e, principalmente, a defesa da cidadania.

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