As Diretrizes Curriculares para os Cursos de Matemática, integrantes dos Pareceres CNE/CES nº 1.302/2001, destacam que o profissional deve ter boa formação matemática e pedagógica, tendo em vista que essas duas áreas são igualmente importantes para o exercício do trabalho docente, pois um bom professor deve ter completo domínio daquilo que ensina, sabendo que a matemática sustenta todos os argumentos usados e visão da contribuição que a aprendizagem da matemática pode oferecer e proporcionar à formação dos indivíduos para o exercício de uma leitura critica do mundo e para ação cidadã. Ainda, deve conhecer as possíveis aplicações da teoria, relacionando o conhecimento matemático com aqueles de outras áreas, levando em conta saberes prévios do seu aluno. Assim, um bom professor deve saber como ensinar, buscando várias técnicas e explorando todas as possibilidades pedagógicas para ter sucesso em seu trabalho, e paralelo a isso deve estar atendo aos estudos sobre a educação matemática para avaliar sua pratica de acordo com as novas teorias.
O egresso deve conhecer o contexto da educação da sua região quanto a matemática e ter uma visão clara do seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diferentes realidade com a sensibilidade de interpretar as ações dos educandos. A capacidade de interagir com as pessoas és fundamental, e em especial a habilidade do diálogo com os estudantes, tendo em vista que só podemos ajudar os estudantes quando conhecermos suas dificuldades, que as vezes podem ser sócio-afetivas. Também é fundamental saber liderar o grupo de estudantes, pois todos os processos devem ser educativos mesmo que formadores como de disciplina. Paralelo a formação técnica e humana, se faz presente a necessidade da habilidade de comunicação escrita da língua portuguesa, tendo em vista que esta és a forma de comunicação com os estudantes e assim de trabalho.
Ainda o licenciado em Matemática deve ter habilidades de informática, principalmente com softwares educativos e matemáticos, pois as tecnologias certamente são excelentes recursos para aplicar e/ou contextualizar a matemática aos estudantes pelo fato de que estas estão na vida cotidiana de qualquer cidadão. O uso de softwares básicos de texto, planilhas e apresentação devem ser de domínio do estudante egresso, tanto pelo aspecto didático para a construção das aulas, como para a comunicação com os estudantes e demais colegas de área, seja em eventos ou informalmente.
Nesta perspectiva, o licenciado em Matemática pelo IFRS Campus Osório deve dominar as seguintes habilidades:
• refletir crítica e continuamente sobre suas ações, seja no espaço da academia, seja no mundo do trabalho, pautado em princípios da ação ética, política e cidadã;
• conduzir, de forma autônoma e contínua, o seu processo de formação, para além da formação inicial;
• expressar-se de forma escrita ou oralmente com clareza e precisão;
• saber trabalhar em equipes multidisciplinares;
• compreender, criticar e utilizar as novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas;
• buscar aprendizagem contínua, sendo sua prática profissional também uma fonte de produção de conhecimento;
• participar de programas de formação continuada, sejam eventos ou cursos paralelos complementares de extensão ou pesquisa;
• analisar criticamente as propostas currciulares de matemática da educação básica;
• desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemática dos educando, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos de matemática do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;
• perceber que a prática docente de matemática és um processo dinâmico, carregado de conflitos e incertezas, além de um espaço para criar e refletir, e onde os novos conhecimentos e formas de ensino-aprendizagem surgem, se aprimoram e se modificam;
• identificar, formular e resolver problemas na área de aplicação usando o rigor lógico-científico na análise das situação-problema;
• estabelecer relações entre a matemática e as demais áreas do conhecimento;
• conhecer as questões contemporâneas;
• desenvolver e implementar métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição de conhecimento sobre matemática para os diferentes níveis de ensino e os mais diversos contextos de aprendizagem;
• produzir e avaliar materiais didáticos e verificar sua pertinência, tanto para o trabalho com o objeto de ensino específico de sua componente curricular quanto para o trabalho a ser realizado de forma interdisciplinar;
• desenvolver pesquisas pedagógicas em sala de aula;
• trabalhar na elaboração, implementação e realização de atividades e projetos interdisciplinares;
• identificar problemas de relacionamento na interação entre professor e aluno, na interação entre alunos, nos procedimentos de ensino e no processo de aprendizagem, propondo soluções;
• analisar e avaliar propostas oficiais de políticas educacionais relativas ao ensino e aprendizagem da matemática como um conhecimento básico.
O indivíduo licenciado em Matemática estará habilitado a exercer, fundamentalmente, a função de professor de Matemática para o Ensino Básico e Tecnológico. Considerando-se as alternativas que o mundo do trabalho oferece aos portadores do título de Licenciado em Matemática, os egressos podem atuar não apenas como professores, mas também como servidores públicos, como revisores e elaboradores de questões seletivas.