As Diretrizes Curriculares para os Cursos de Letras, integrantes dos Pareceres CNE/CES no 492/2001 e no 1.363/2001, destacam que o profissional em Letras “[...] deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente”. Nesta perspectiva, o Licenciado em Letras deve ser capaz de analisar, descrever e explicar a estrutura e o funcionamento da língua, de compreender os fatos da língua e desenvolver pesquisas, de analisar diferentes teorias de língua e linguagem, de desempenhar o papel de multiplicador, formando leitores, intérpretes e produtores de textos diversos. No curso de Licenciatura em Letras do IFRS Campus Osório, o egresso deverá, principalmente, estar preparado para orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos, para elaborar e executar projetos para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares, bem como para produzir ou avaliar recursos didático-pedagógicos pertinentes à sua área de formação. Isso é possível a partir da construção de um projeto político- pedagógico de curso cujo foco principal seja a formação prática de um docente, através de atividades de prática de ensino distribuídas ao longo de todos os componentes curriculares do curso (desde o primeiro semestre) e também dos estágios curriculares. Esse perfil encontra-se em consonância com a proposta do curso, que está totalmente engajada na questão da formação de docentes preparados para a prática de sala de aula na escola básica como um princípio de responsabilidade social, entendendo que os profissionais egressos de um curso com esta identidade poderão dar retorno social à região em que estão inseridos através de uma boa atuação como professores. A questão da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, desenvolvida com afinco e de forma totalmente integrada ao longo de toda a proposta curricular do curso, corrobora com o perfil dos egressos que objetivamos formar.
O graduado em Letras deve dominar as habilidades de compreender, avaliar e produzir textos, descrever e justificar componentes linguísticos, criticar obras literárias, relacionar textos literários com outros discursos e contextos, bem como pesquisar e articular dados, com vistas à produção de conhecimento na área e à utilização de novas tecnologias. Finalmente, deve ter um compromisso ético e responsável com o sucesso da aprendizagem dos alunos e com as demais consequências de sua atuação na educação.
Nesta perspectiva, o licenciado em Letras pelo IFRS Campus Osório deve dominar as seguintes habilidades:
- refletir crítica e continuamente sobre suas ações, seja no espaço da academia, seja no mundo do trabalho, pautado em princípios da ação ética, política e cidadã;
- conduzir, de forma autônoma e contínua, o seu processo de formação, para além da formação inicial;
- compreender e analisar o fenômeno da obra literária em função de suas múltiplas determinações;
- dominar aspectos de estrutura e funcionamento em diferentes práticas discursivas nas línguas portuguesa e inglesa;
- compreender a linguagem, sob suas diversas manifestações, como saber cultural e estético produtor de significação/sentido e integrador da organização do mundo e da própria identidade;
- analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção;
- desenvolver e implementar métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição de conhecimento sobre língua, literatura e outras manifestações de linguagem para os diferentes níveis de ensino e os mais diversos contextos de aprendizagem;
- produzir e avaliar textos didáticos e verificar sua pertinência, tanto para o trabalho com o objeto de ensino específico de sua componente curricular quanto para o trabalho a ser realizado de forma interdisciplinar;
- desenvolver pesquisas pedagógicas em sala de aula;
- trabalhar na elaboração, implementação e realização de atividades e projetos interdisciplinares;
- identificar problemas de relacionamento na interação entre professor e aluno, na interação entre alunos, nos procedimentos de ensino e no processo de aprendizagem, propondo soluções;
- analisar e avaliar propostas oficiais de políticas educacionais relativas ao ensino e aprendizagem da língua materna ou de línguas estrangeiras.
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