Projeto Pedagógico do Curso

possuir um conjunto de conhecimentos e habilidades composto pela pluralidade de saberes resultado do projeto pedagógico e do itinerário formativo vivenciado. Sua constituição docente será fundamentada nos princípios da interdisciplinaridade, da contextualização, da democratização, da pertinência e relevância social, da ética, da sensibilidade afetiva e estética, de modo a lhe permitir:

I - o conhecimento da instituição educativa como organização complexa na função de promover a educação para e na cidadania;

II - a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional e específica;

III - a atuação profissional no ensino, na gestão de processos educativos e na organização e gestão de instituições de Educação Básica.

Estar apto a:

- Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária;

- Exercer a docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos;

- Apresentar propostas metodológicas que contemplem as necessidades do processo ensino aprendizagem, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;

- Estudar e compreender criticamente a legislação educacional vigente, como componente de formação fundamental para o exercício da docência;

- Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento;

- Contribuir para o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental e com a formação de estudantes na modalidade Educação de Jovens e Adultos;

- Identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face da pluralidade e diversidade das formas de bem viver.

- Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;

- Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental;

- Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

- Relacionar a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, por meio do uso de diferentes tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;

- Ter ciência, para fins pedagógicos e acadêmicos, da diversidade de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gênero, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, orientação sexual, entre outras;

- Desenvolver o trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;

- Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, planejamento, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;

- Realizar pesquisas sobre a realidade sócio-educacional discente, sobre processos de ensinar e aprender e sobre organização do trabalho educativo;

- Reconhecer e valorizar as diversas manifestações culturais do contexto onde se insere, considerando-as para o desenvolvimento das práticas educativas, combatendo o preconceito linguístico e racial, pautados nos princípios da participação democrática, dos direitos humanos e da diversidade.

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