A Licenciatura em Pedagogia do IFRS Campus Alvorada objetiva, através do percurso formativo delineado em sua matriz curricular, que o educando:
Compreenda o contexto histórico, sociocultural e científico dos processos de formação humana, de produção do conhecimento e de organização do trabalho pedagógico, na perspectiva de uma educação crítica e reflexiva, que contribua para a transformação social;
Aprenda os conteúdos das diferentes áreas de conhecimento necessário à sua atuação profissional de maneira a poder conceber, planejar, administrar e avaliar situações de ensino e aprendizagem;
Compreenda as fases do desenvolvimento psicossocial, físico, afetivo, cognitivo e da aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso e suas implicações para a Educação;
Esteja apropriado da relação teoria-prática na ação pedagógica que orienta as decisões do fazer docente, transformando seus conhecimentos científicos específicos e a teoria pedagógica em prática pedagógica educacional, selecionando e organizando conteúdos de modo a superar a fragmentação do saber, mediante ação pedagógica coletiva na expressão da inter e da transdisciplinaridade;
Articule escola e o mundo das relações sociais e produtivas através de procedimentos metodológicos apoiados em bases epistemológicas adequadas aos desafios contemporâneos;
Atue como educador-problematizador e orientador de processos individuais e coletivos de aprendizagem significativa;
Desenvolva o uso de novas tecnologias de informação e comunicação no ensino de modo a promover o trabalho pedagógico em rede;
Desenvolva o ensino numa perspectiva investigativa, participativa, refletindo sobre sua própria prática docente, desenvolvendo saberes educacionais a partir das questões nela vivenciadas;
Compreenda a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sócio-diversas e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios, objetivos e práticas da Pedagogia.;
Desenvolva a articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo, comprometidos com a promoção da dignidade humana;
Planeje, execute e avalie atividades educativas, compreendendo a escola como organização social sistêmica e complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
Participe da gestão, organização de sistemas, instituições de ensino, movimentos sociais e ações coletivas comprometidos com a Educação enquanto direito humano fundamental.
Nenhum conteúdo disponível até o momentoO Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia do Campus Alvorada, sendo voltado para a formação de pedagogas/os que atuarão, prioritariamente, na Educação Infantil, nada obstante a sua atuação possível noutros níveis e modalidades de ensino, para além da Educação Básica e da docência, prima por uma perspectiva dialógica do processo de ensino e aprendizagem, coerente com o Projeto Pedagógico Institucional do IFRS e outros documentos institucionais pertinentes ao tema das metodologias de ensino que, por sua vez, dão ênfase à busca da adoção de metodologias ativas na formação de professores. Compreende-se as metodologias ativas como estratégias docentes assumidas, em nosso contexto de atuação, em que o protagonismo da aprendizagem seja vivido cotidianamente nos encontros de estudos em sala de aula e fora dela, onde se estabeleça, junto às turmas em que os licenciandos perfazem seu itinerário formativo, o que se tem denominado por comunidades de aprendizagem. Segundo Althaus (2017), pesquisadora sobre o tema no contexto do ensino universitário, as metodologias de ensino ativas são aquelas formatadas de modo que o processo de ensino é concebido como uma vivência mediadora do educador, objetivando a aprendizagem ativa e colaborativa do conteúdo, que se conecta à vida, por parte dos educandos, a partir de uma perspectiva da aprendizagem como construção social. Comunidade de Aprendizagem é uma categoria que vem sendo desenvolvida desde o reconhecimento das fluidas interconexões e relações sociais da sociedade da informação, no reconhecimento das redes que são socialmente tecidas no cotidiano dos indivíduos e nas suas aderências, mais ou menos intensas, nas ações coletivas que as novas formas de organização social vem instituindo, promovendo formas colaborativas e dialógicas de produção de conhecimento e transformação social que, ainda que circunscritas a contextos menores, sem pretensões macronarrativas, produzem não somente aprendizagem significativa, com sentido para a vida dos educandos, como promovendo saberes gestados na convivência e descoberta compartilhada. Saso etal (2006) conceituam comunidade de aprendizagem como um projeto de transformação social e cultura de um espaço ou instituição educacional e do seu entorno que pretende dar acesso a sociedade do conhecimento de modo inclusivo, fundamentada na aprendizagem dialógica, através de pedagogias participativas com a comunidade, dentro e fora da sala de aula. Depreende-se daí que as comunidades de aprendizagem, como alternativa em inovação pedagógica, obedecem a alguns princípios teóricos-metodológicos que projetamos, devam ser reinventados nas práticas educativas na Licenciatura em Pedagogia do IFRS Campus Alvorada, tais como: dialogicidade, inclusão, participação, diversidade, transformação local/social, currículo como artefato cultural e pedagógico orgânico, flexível e sistêmico, a aprendizagem como fenômeno social e direito humano e utilização de estratégias e tecnologias colaborativas.
A avaliação do Curso se dá por avaliação criteriosa e periódica do Projeto Pedagógico do Curso. O estímulo à ação crítica é parte integrante da implantação e implementação das atividades pedagógicas realizadas no curso, possibilitando a detecção de pontos de deficiência ou em discordância com os objetivos do projeto. O IFRS – Campus Alvorada pretende realizar anualmente a avaliação institucional e avaliação do trabalho docente através da Subcomissão Própria de Avaliação (SPA) e Comissão Própria de Avaliação (CPA), visando à melhoria da qualidade da educação superior, à orientação da expansão da sua oferta, ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, à promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das Instituições de Educação Superior. Nesse sentido, o Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia tem procurado adequar-se às exigências relacionadas às avaliações internas (avaliação do trabalho docente e avaliação institucional) melhorando, principalmente: l aspectos da infraestrutura; l acervo bibliográfico; l organização do Regulamento de Recuperação para casos de reprovação; l reorganização da estrutura dos cronogramas de aula; l inserção de data específica para realização de exames; l maior proximidade da Coordenação em relação aos acadêmicos. É importante salientar que a Instituição proporciona condições para que os docentes efetivos do curso frequentem cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. No que tange às avaliações externas como o ENADE e o processo de reconhecimento do curso (SINAES), as ações desenvolvidas visam à adequação às exigências feitas pelos órgãos governamentais, tais como constante revisão deste Projeto Pedagógico. Esta avaliação externa não é vista como algo isolado do processo de avaliação interna, de modo que as principais ações do NDE e Colegiado do curso têm se pautado nestes dois pilares para definição de rumos a serem seguidos, sejam na organização de ementas e matriz curricular, ou na busca por melhores condições de infraestrutura e expansão do quadro docente.
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