Projeto Pedagógico do Curso

O Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais visa formar profissionais capazes de contribuir com o desenvolvimento local e regional, a fim de garantir as competências na formação orientada por princípios éticos, políticos e pedagógicos, articulando tecnologia e humanismo, tratando a prática profissional como parte do currículo da formação técnica.

O perfil profissional de conclusão do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFRSCampus Viamão contempla a elaboração e a implementação dos planos de negócios, por meio de métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial, especificamente nos processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e no gerenciamento de pessoas e de recursos financeiros. Também são requisitos importantes na formação do perfil desses profissionais a habilidade nas relações interpessoais, na comunicação, no trabalho em equipe, a liderança e a argumentação, assim como a busca de informações e a tomada de decisões em contextos sócioeconômicos, políticos e culturais distintos.

 Elencam-se como saberes desenvolvidos ao longo do curso pelo egresso de Tecnologia em Processos Gerenciais:

  • Elaborar, planejar, organizar, dirigir, implementar e controlar trabalhos técnicos específicos da sua área de formação;
  • Realizar, aplicar e difundir pesquisas de inovação tecnológica e tecnologias;
  • Desenvolver a capacidade empreendedora e instrumentalizar para a elaboração e implementação de plano de negócios, a partir do diagnóstico de oportunidades e ameaças do ambiente externo e pontos fortes e fracos das organizações onde atuam;
  • Atuar na gestão de processos de marketing, produção e operações, gestão de pessoas, finanças e estratégia nas organizações;
  • Desenvolver a habilidade de interação, de expressão e de comunicação e a atitude ética de respeito às diferenças, compatíveis com o agir profissional;
  • Atuar profissionalmente com parâmetros éticos que respeitem a diversidade cultural, ético-racial e busque um desenvolvimento social e ambiental sustentável. 

No âmbito do IFRS, a concepção institucional do currículo deve privilegiar a flexibilidade curricular, necessária à formação profissional voltada às exigências do mundo do trabalho.

No que se refere às metodologias de ensino, as diretrizes desta instituição orientam para a prática educativa a partir de uma didática ativa, em que o estudante seja desafiado à resolução de problemas práticos, consoante às áreas de conhecimento em que se inscrevem os cursos do IFRS, em seus diferentes níveis e modalidades, privilegiando a relação com o mundo do trabalho e suas tecnologias, de modo pertinente aos conteúdos dispostos na ementa dos componentes curriculares, constantes nas matrizes dos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs).

No que se refere ao desenvolvimento da prática educativa, orientada por uma didática ativa, com a resolução de problemas práticos pelos discentes e a superação da dicotomia entre teoria e prática, apresenta-se nesse projeto que todos os componentes curriculares devem primar tanto pelo desenvolvimento do conjunto de saberes, científica e historicamente construídos, bem como pela sua aplicabilidade nas atividades correntes no mundo do trabalho.

O curso será ofertado na modalidade presencial, sendo desenvolvido nas aulas com aprofundamento teórico dos conhecimentos específicos exigíveis em cada componente curricular; aulas expositivas e dialogadas para exercício das atribuições das funções de cada área profissional abordada; aulas práticas para experimentação das técnicas envolvidas e aprendizado operacional; leituras complementares e atividades de campo que poderão ocorrer em parcerias a serem prospectadas. Tendo em vista a organização das aulas divididas em componentes curriculares, cada discente receberá, além do plano de ensino correspondente, material de apoio impresso ou eletrônico contendo os conteúdos que serão abordados. Além disso, atividades como visitas técnicas e palestras de gestores de diferentes organizações são fomentadas e organizadas pela Coordenação e professores do curso, de modo a reforçar essa aproximação e compartilhamento de vivências práticas profissionais. Somado a isso, há um incentivo para a realização de mostras e seminários temáticos, que contribuem para a formação dos estudantes. Desse modo, as atividades educativas não se restringem ao ambiente de sala de aula, mas são articulados por meio de ações de extensão e participação em projetos de pesquisa, bem como a partir da realização de projetos integradores de cunho interdisciplinar.

O curso se propõe ainda a utilizar-se de uma abordagem que preza pela acessibilidade, tanto na dimensão pedagógica como na atitudinal, por meio de metodologias de ensino diferenciadas, com vistas a qualificar a prática pedagógica e alcançar os objetivos estabelecidos.

O cumprimento da aplicabilidade destas metodologias de ensino diferenciadas terá suporte dos profissionais da área pedagógica, bem como da equipe de assistência estudantil, existentes no Campus. Tendo como objetivo garantir a formação do discente, respeitando as especificidades locais do público atendido, prevê-se a realização das seguintes ações:


  • Reuniões pedagógicas com os docentes e coordenação de curso, em que são discutidas propostas de trabalho a serem colocadas em prática junto aos discentes, bem como os materiais e as intervenções didáticas mais adequadas;
  • Organização dos trabalhos que serão desenvolvidos ao longo do semestre, sequências didáticas, planos semestrais, tarefas individualizadas e coletivas, relatórios de avaliação, textos para apresentação aos discentes e dinâmicas a serem desenvolvidas;
  • Reuniões gerais de colegiados, para planejamento, avaliação continua, discussão de problemáticas, sugestões e soluções.



 Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem


A avaliação é entendida como um processo contínuo e de caráter diagnóstico, formativo
e emancipatório, com a finalidade de orientar o processo de ensino-aprendizagem. No processo
de avaliação, deverão preponderar os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. A verificação
do rendimento escolar será feita de forma diversificada, ao longo do semestre, através de
instrumentos diferenciados: provas escritas, trabalhos de pesquisa, seminários, exercícios,
atividades práticas, e outros, a fim de atender às peculiaridades de cada componente curricular.
Deverão ser realizadas, no mínimo, duas avaliações por componente curricular por semestre.


Da Recuperação Paralela


Todo estudante tem direito à recuperação paralela, dentro do mesmo semestre. Os
estudos de recuperação, como um processo educativo, terão a finalidade de sanar as
dificuldades do processo de ensino e aprendizagem e elevar o nível da aprendizagem e o
respectivo resultado das avaliações dos discentes, oportunizando ao estudante recuperar
qualitativa e quantitativamente os conteúdos e práticas.
A realização dos estudos de recuperação respeitará minimamente as seguintes etapas:
I. Readequação das estratégias de ensino e aprendizagem;
II. Construção individualizada de um plano de estudos, através do espaço denominado
de estudos orientados;
III. Esclarecimento de dúvidas, em aula ou no espaço de tempo reservado aos estudos
orientados.
IV. Avaliação
Ao estudante que faltar a qualquer uma das avaliações ou deixar de executar trabalho
escolar/acadêmico, será facultado o direito a uma nova oportunidade, se requerida, mediante
protocolo junto à Coordenadoria de Registros Acadêmicos, ou equivalente, dirigido à Direção
de Ensino e/ou Coordenação de Curso, através de preenchimento de documento próprio, no
prazo de 2 (dois) dias úteis após a emissão do atestado, desde que comprove através de
documentos, conforme os casos previstos na Organização Didática do IFRS.


 Expressão dos resultados


O resultado da avaliação do rendimento dos estudantes em cada componente curricular
constituirá uma unidade independente, sendo atribuída semestralmente uma nota final de 0,0
(zero) a 10,0 (dez) pontos para cada componente curricular, sendo que a nota mínima para
aprovação sem a recuperação é 7,0 (sete). A nota será calculada através da média aritmética das
avaliações realizadas ao longo do semestre.


Exame Final


Os estudantes que obtiverem rendimento escolar inferior a 7,0 (sete) e frequência igual
ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) terão direito a uma prova de recuperação, chamada
de Exame Final. Para realizar o exame final, os estudantes deverão obter uma média mínima
semestral de 1,8 (um vírgula oito).
Os Exames Finais serão realizados após o término de cada semestre de acordo com o
calendário acadêmico da Instituição. Os exames finais corresponderão à avaliação dos
conteúdos trabalhados no componente curricular durante o período letivo.
A média final (MF) será calculada a partir da nota obtida no exame final (EF) com peso
4 (quatro) e da nota obtida na média semestral (MS) com peso 6 (seis), conforme a equação
abaixo:
MF = (EF* 0,4) + (MS* 0,6) ≥ 5,0
O estudante será considerado aprovado quando essa média for igual ou superior a 5,0
(cinco).
As revisões das verificações, testes, provas ou outras modalidades de aferição de
aprendizagem são solicitadas ao docente, dentro de, no máximo, 48 horas (dois dias úteis), a
contar da data dos resultados, através de requerimento fundamentado, protocolado na
Coordenadoria de Registros Acadêmicos, dirigido à Direção de Ensino ou à Coordenação de
Curso.
A aprovação do estudante no componente curricular dar-se-á somente com uma
frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e média semestral (MS) igual ou superior
a 5,0 (cinco) após realização de exames.

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