O educador licenciado em Matemática pelo IFRS - Campus Ibirubá deve ter uma excelente formação matemática e pedagógica. Para tanto, o curso conta com componentes curriculares específicos bem como componentes curriculares relacionados aos conhecimentos pedagógicos, que fundamentam a ação educativa e preparam os futuros licenciados para enfrentar os inúmeros desafios encontrados no processo educacional atual.
Buscando integrar o estudante com a realidade do processo de ensinoaprendizagem e estabelecer uma relação direta entre teoria e prática, o curso tem 406 horas de prática como componente curricular, diluídas entre os componentes curriculares em diversos semestres. A partir do quinto semestre o curso tem quatro semestres de estágio obrigatório, os quais propiciam o contato do licenciando com a realidade escolar e a vivência da prática docente; e totalizam 432 horas.
A matriz curricular está estruturada em oito semestres, sendo que cada um desses semestres apresenta um conjunto de componentes curriculares que buscam a formação de um licenciado em matemática que apresente o pensamento crítico desenvolvido e que esteja apto ao exercício profissional na realidade educacional atual.
O curso de Matemática Licenciatura objetiva formar Professores que atuem no Ensino Fundamental e Médio de modo, que sejam um profissional da educação que possua:
• Domínio do conhecimento e do fazer matemático, dentro de sua
especificidade própria, numa dimensão científica, política e social;
• Capacidade de realizar um trabalho interdisciplinar e de forma coletiva no universo escolar;
• Conhecimentos metodológicos adequados ao ensino-aprendizado
significativo da Matemática;
• Competência e habilidade no uso das tecnologias de informação e comunicação no aprendizado significativo dos conceitos matemáticos;
• Consciência da necessidade de estudo, reflexão e análise contínua da prática docente;
• Compreensão crítica dos processos de ensino e aprendizagem e dos elementos que interferem no planejamento e desenvolvimento da prática pedagógica;
• Capacidade de expressão oral e escrita, argumentação e análise crítica da realidade educativa e social;
• Conhecimento de estratégias pedagógicas, demonstrando habilidade em adaptá-las aos diferentes contextos nos quais atuará, buscando o desenvolvimento e a criatividade dos estudantes.
A metodologia pedagógica de ensino visa atender o estudante do curso de forma plena, possibilitando um aprendizado coerente com as necessidades atuais.
Para a formação dos licenciandos, a visualização de diferentes realidades sociais e econômicas, as possibilidades de atuação no mundo do trabalho, o conhecimento de técnicas e tecnologia inovadoras, são indispensáveis. Assim os procedimentos metodológicos visam contemplar as diferentes situações de ensino aprendizagem, considerando as seguintes características didáticas:
• Coleta de informações: objetivando conhecer as noções e experiências construídas pelos licenciandos em relação aos conhecimentos técnicos e científicos da profissão e sua inserção na sociedade;
• Investigação e pesquisa: objetivando a investigação dos conteúdos e saberes essenciais do programa do curso, aqueles que o licenciando deverá dispor como alicerce para construir novas aprendizagens, complementando com itens da interdisciplinaridade.
• Fixação e contextualização: objetivando o protagonismo dos estudantes, observando aspectos como a contextualização dos conteúdos, a linguagem e uso de diferentes práticas didático-pedagógicas, proporcionando vivência prática no mundo do trabalho;
• Fortalecimento da cooperação: atividades socializadoras para o desenvolvimento individual e coletivo, visando a construção significativa de novos conhecimentos e sua aplicabilidade;
• Avaliação significativa da aprendizagem: atividades em que os licenciandos irão demonstrar suas aprendizagens em relação aos saberes adquiridos e construídos durante sua formação como licenciados em Matemática.
A avaliação atinge dois focos distintos, específicos e intimamente relacionados: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Ibirubá como um todo e o estudante no seu desempenho.
A avaliação do desempenho do estudante é contínua, cumulativa e
sistemática, integral e orientadora. Integra-se à metodologia, uma vez que é valorizada a dimensão formativa do processo educacional, constituído por componentes curriculares que compõem os semestres.
A metodologia, por sua vez, fundamenta-se no acompanhamento do desenvolvimento de habilidades, capacidades e conhecimentos técnicos, tanto teóricos, quanto práticos, com a finalidade de proporcionar ao estudante condições que visam o desenvolvimento das competências almejadas pelo Curso. São propostas através de diferentes situações teóricas e/ou práticas, interdisciplinares ou não, desencadeadas por desafios, problemas, projetos e pesquisas que favoreçam o estudante no desempenho profissional e a sua inserção na sociedade com ética e cidadania.
A avaliação do rendimento escolar do estudante, em cada componente curricular, é realizada no decurso do período letivo, mediante exercícios, trabalhos, testes, provas, seminários, relatórios ou outras modalidades de aferição da aprendizagem.
Baixar Arquivo