Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da IFRS - TESTE - BKP PRODUCAO 16/10/2025

2025
Dissertações
1
  • PAULO ROBERTO MARTINS BERNDT
  • ESTUDO DE FUNÇÕES POR MEIO DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS NO SOFTWARE GEOGEBRA 

  • Orientador : BRUNO BROGNI UGGIONI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • NUBIA LUCIA CARDOSO GUIMARAES
  • JULIANA SANCHES
  • BRUNO BROGNI UGGIONI
  • ALESSANDRO BAGATINI
  • Data: 13/06/2025

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  • A presente proposta tem como objetivo integrar o ensino de Funções Reais de variável real ao de Geometria e Trigonometria, articulando diferentes representações de relações funcionais a partir da resolução de problemas geométricos. A escolha desse tema surgiu diante da constatação de lacunas significativas nos conhecimentos geométricos dos estudantes ingressantes nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Feliz. Para enfrentar essa dificuldade, propomos antecipar o ensino de conteúdos geométricos desde o primeiro ano do curso, permitindo tempo hábil para o desenvolvimento e consolidação desses conhecimentos. Nesse contexto, elaboramos uma proposta didática voltada a alunos do Ensino Médio integrado, com apoio do software GeoGebra como recurso pedagógico. O principal objetivo é proporcionar aos estudantes situações de aprendizagem que favoreçam a construção de conhecimento sobre Funções a partir do estudo de áreas de figuras planas. Pretende-se, ainda, estimular a percepção do potencial pedagógico na integração dos conteúdos de Geometria e Funções por meio de uma abordagem não convencional, que valoriza a intuição e a experimentação. O uso do GeoGebra permite a criação de gráficos dinâmicos, promovendo uma nova forma de compreender e relacionar as representações gráficas e algébricas. Ao observar essas representações em movimento, os estudantes têm a oportunidade de visualizar transformações e identificar propriedades invariantes nas construções geométricas. Em vez de analisarem uma única figura estática, entram em contato com uma família de infinitas figuras geradas pelas sucessivas posições ao longo do movimento, o que pode favorecer a formulação de conjecturas e a construção de argumentos dedutivos. 


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  • The present proposal aims to integrate the teaching of Real Functions of real variables with Geometry and Trigonometry, articulating different representations of functional relations based on the resolution of geometric problems. The choice of this theme arose from the observation of significant gaps in the geometric knowledge of students entering integrated technical courses at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Feliz.  To address this difficulty, we propose to bring forward the teaching of geometric content from the first year of the course, allowing enough time for the development and consolidation of this knowledge. In this context, we developed a didactic proposal aimed at integrated high school students, with the support of GeoGebra software as a pedagogical resource.  The main objective is to provide students with learning situations that favor the construction of knowledge about Functions based on the study of areas of plane figures. We also intend to stimulate the perception of the pedagogical potential in the integration of Geometry and Function content through an unconventional approach that values intuition and experimentation.  Using GeoGebra allows the creation of dynamic graphs, promoting a new way of understanding and relating graphic and algebraic representations. By observing these representations in motion, students have the opportunity to visualize transformations and identify invariant properties in geometric constructions. Instead of analyzing a single static figure, they come into contact with a family of infinite figures generated by successive positions throughout the movement, which can favor the formulation of conjectures and the construction of deductive arguments. 

2
  • MARCELO RODRIGO KASPER
  • Uma proposta de análise e de diversificação das questões de Lógica da OBMEP para seu uso na Educação Básica

  • Orientador : GABRIEL GOLDMEIER
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JAQUELINE MOLON
  • MARIA CECÍLIA BUENO FISCHER
  • Data: 20/08/2025

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  • Ao longo dos anos, a cada nova edição da OBMEP que foi sendo aplicada nas turmas em que trabalhei, foi sendo criada a percepção de que as questões que mais intrigavam os alunos eram as que envolviam raciocínio lógico puro, sem a necessidade de se usar um conhecimento matemático específico. Incrédulos, os alunos questionavam se, para aquelas questões, precisariam fazer alguma “continha”. Dessa percepção, teve início a ideia de se trazer problemas de lógica, como os que se encontram em revistas de puzzles, para a sala de aula, como ferramenta para aguçar o raciocínio dos alunos. A BNCC aponta o raciocínio lógico como uma competência a ser desenvolvida nos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, muito embora, mantenha isso atrelado aos conteúdos matemáticos. Tal visão pode reforçar a ideia de que encontrar padrões, formular estratégias de resolução e investigar hipóteses seja algo menos matemático. Porém, campos inteiros do conhecimento matemático, como a teoria dos grafos, surgiram por mera especulação de enigmas que atiçaram mentes curiosas. Com essa dissertação, procura-se abrir espaço para que questões de lógica sejam protagonistas, com vistas a implementar o ensino de lógica proposicional e de predicados, excluídas do currículo, mas fundamentais para instrumentalizar os alunos com ferramentas que os auxiliem a orientar o raciocínio. Para tanto, toma-se como referência as questões de lógica da OBMEP, que oferecem um ponto de partida interessante para se trabalhar com base na metodologia de resolução de problemas.



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  • Over the years, with each new edition of the OBMEP (Brazilian Educational Standards) administered to the classes I worked with, the perception grew that the questions that most intrigued students were those involving pure logical reasoning, without the need for specific mathematical knowledge. Incredulous, students questioned whether they would need to do any "additives" for these questions. This perception sparked the idea of bringing logic problems, like those found in puzzle magazines, into the classroom as a tool to sharpen students' reasoning. The BNCC (Brazilian National Curricular Framework) identifies logical reasoning as a skill to be developed in elementary and high school students, although it maintains its connection to mathematical content. This view can reinforce the idea that finding patterns, formulating problem-solving strategies, and investigating hypotheses are less mathematical. However, entire fields of mathematical knowledge, such as graph theory, emerged from mere speculation about puzzles that piqued curious minds. This dissertation seeks to create a space for logical questions to take center stage, with a view to implementing the teaching of propositional and predicate logic. These logic questions, which are excluded from the curriculum but are essential for equipping students with tools that help guide their reasoning, are used as a reference. To this end, the OBMEP logic questions are used as a reference, offering an interesting starting point for working with problem-solving methodology.

3
  • CASSIO VOLPATO SELBACH
  • UM ESTUDO SOBRE A ABSTRAÇÃO APLICADO AO ENSINO DA ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma proposta com problemas e sequências

  • Orientador : GABRIEL GOLDMEIER
  • MEMBROS DA BANCA :
  • BÁRBARA SEELIG POGORELSKY
  • ADRIANO ARMANDO DO AMARANTE
  • NUBIA LUCIA CARDOSO GUIMARAES
  • Data: 27/08/2025

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  • Este é um trabalho sobre a abstração. Ele é dividido em duas partes. A primeira parte é teórica: queremos entender a abstração do ponto de vista biológico, psicológico e metafísico, pois estamos interessados em dar uma resposta tão completa quanto possível às questões relativas ao tema da abstração. Pretendemos responder às perguntas: “qual é a definição de um conceito‘abstração’?”, “qual é a natureza metafísica de um conceito abstrato?”, “o que é abstrair?”, “quais são os tipos de abstração e que tipos de conceitos eles geram?”, “como ocorre o processo de abstração?”, “quais são os níveis do pensamento abstrato?” e “quais são as condições humanas para poder acontecer o processo de abstração?”. Para responder a essas questões, nos apoiamos especialmente nos estudos de Aristóteles, de Steven Pinker e de Jean Piaget. 

    A segunda parte investiga é interessada na didática os processos da matemática, especificamente da álgebra, relacionados ao ensino-aprendizagem da abstração. Aplicamos os conhecimentos obtidos na parte teórica ao estudo da abstração algébrica. Realizamos uma pesquisa para saber se é possível desenvolver os conceitos de abstração algébrica através da metodologia de resolução de problemas. Para isso, organizamos quatro aulas, onde os alunos serão convidados a resolver problemas aritméticos e algébricos, além de uma quinta aula para a avaliação. Os dados serão coletados através desta avaliação e pelas observações feitas nas quatro aulas. Essas observações serão realizadas utilizando elementos de pesquisa-ação


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  • This is a work on abstraction. It is divided into two parts. The first part is theoretical: we want to understand abstraction from a biological, psychological, and metaphysical perspective, as we are interested in providing as complete an answer as possible to the questions related to the topic of abstraction. We aim to answer the questions: "What is the definition of the concept 'abstraction'?", "What is the metaphysical nature of an abstract concept?", "What is abstraction?", "What are the types of abstraction and what types of concepts do they generate?", "How does the process of abstraction occur?", "What are the levels of abstract thought?", and "What are the human conditions for the process of abstraction to occur?" To answer these questions, we draw particularly on the studies of Aristotle, Steven Pinker, and Jean Piaget.

    The second part investigates, with a didactic interest, the processes of mathematics, specifically algebra, related to the teaching and learning of abstraction. We applied the knowledge gained in the theoretical part to the study of algebraic abstraction. We conducted research to determine whether it is possible to develop the concepts of algebraic abstraction through problem-solving methodology. To this end, we organized four classes, where students will be asked to solve arithmetic and algebraic problems, as well as a fifth class for assessment. Data will be collected through this assessment and through observations made in the four classes. These observations will be conducted using action research elements.

4
  • CRISTIANO ISLON GRAFF
  • QUE MATEMÁTICA É NECESSÁRIA PARA CONSTRUIR UMA MINIATURA? Um ambiente de aprendizagem com foco na modelagem tridimensional

  • Orientador : JAQUELINE MOLON
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JAQUELINE MOLON
  • MARIANA LIMA DURO
  • DELAIR BAVARESCO
  • LAURETE TEREZINHA ZANOL SAUER
  • Data: 11/09/2025

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  • O presente trabalho investiga os conceitos matemáticos mobilizados e os procedimentos empregados por estudantes do 2º ano do Ensino Médio na construção de miniaturas tridimensionais de parte do ambiente escolar, a partir de uma proposta pedagógica fundamentada na Educação Matemática Crítica e na Cultura Maker. Essa pesquisa é de natureza qualitativa, com objetivo descritivo, desenvolvida durante as aulas de Matemática e de Resolução de Problemas, nas quais os conteúdos não foram explicitados separadamente, mas requeridos e aplicados pelos alunos no decorrer  do desenvolvimento do projeto de construção das miniaturas. A proposta didática foi estruturada com momentos coletivos e em pequenos grupos, cada qual responsável pela reprodução, em escala reduzida, de um pavilhão distinto da escola, considerando suas especificações arquitetônicas e a escala de redução definida pela turma. A dinâmica favoreceu a mobilização de diferentes conceitos matemáticos, os quais foram debatidos pela turma e compartilhados no decorrer do projeto e em um seminário realizado ao final. O desenvolvimento da proposta exigiu a construção colaborativa de estratégias para a obtenção das medições reais dos prédios e a realização de registros e de análises críticas dos dados, possibilitando a modelagem planificada das estruturas tridimensionais através do uso de softwares como o MakerCase e RDWorks. Dessa forma, a atividade exigiu a aplicação prática de conhecimentos de proporção, semelhança, trigonometria, geometria plana e espacial, além de habilidades de organização, planejamento, uso de tecnologias, investigação crítica e tomada de decisões em grupo. Um momento significativo deste projeto, foi a visita ao LabMaker do IFRS do campus Canoas, onde ocorreu a materialização dos projetos por meio do corte e marcação a laser em placas de MDF. Esta visita ampliou os horizontes educacionais e profissionais dos estudantes ao observar os recursos utilizados e disponíveis na instituição. Os dados desta pesquisa foram coletados por meio de questionários, registros escritos, observações e arquivos digitais produzidos pelos alunos e pelo pesquisador, onde as intervenções do docente foram pontuais e restritas à orientação e esclarecimento de dúvidas, oportunizando o desenvolvimento da autonomia e da confiança dos estudantes no decorrer do projeto. Pode-se concluir que a proposta favoreceu a compreensão do papel ativo dos estudantes no processo de aprendizagem, bem como a percepção da matemática como algo tangível e ubíquo na resolução de problemas do cotidiano. As manifestações dos estudantes enfatizaram ainda que propostas que envolvem a exploração e a aplicação prática de conceitos em atividades que extrapolam os muros da sala de aula e o trabalho colaborativo tornam a aprendizagem e a consolidação do conhecimento algo mais significativo.


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  • This study researches the mathematical concepts mobilized and the procedures employed by 2nd-year high school students in the construction of three-dimensional miniatures representing parts of their school environment based on a pedagogical approach grounded in Critical Mathematics Education and the Maker Culture. This is a qualitative research, with a descriptive objective,conducted during Mathematics and Problem-Solving classes, where the mathematical content was not taught in isolation but required and applied by students throughout the development of the miniature construction project. The didactic proposal was structured with collective moments and small groups, each group was responsible for reproducing a different school building at a reduced scale based on its architectural features and a scale reduction defined by the class. The dynamics encouraged the mobilization of various mathematical concepts, which were discussed by the class and shared during the project and a final seminar. The project development required collaborative strategies to obtain real measurements of the buildings, record data and critically analyze them, allowing the flat modeling of three-dimensional structures through softwares such as MakerCase and RDWorks. Thus, the activity demanded practical application of concepts such as proportion, similarity, trigonometry, plane and solid geometry, besides skills in organization, planning, technology use, critical investigation and group decision-making. A key moment of the project was the visit to the LabMaker at IFRS – Canoas campus, where the models were materialized through laser cutting and engraving on MDF boards. This visit expanded the students’ educational and professional horizons by exposing them to the resources available at the institution. The data collection involved questionnaires, written records, observations and digital files produced by students and the researcher, with the teacher's interventions limited to guidance and clarification of doubts, so fostering students’ autonomy and confidence during the project. The proposal enhanced students’ understanding of their active role in the learning process and their perception of mathematics as a tangible and ubiquitous tool for solving real-world problems. Student feedback also highlighted that activities involving exploration and practical application of concepts beyond the classroom walls, along with collaborative work, made learning and knowledge consolidation more meaningful.

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  • ALEXSANDRA SCHMIDT CHALAR
  • EDUCAÇÃO FINANCEIRA: exploração de conceitos fundamentais para planejamento financeiro com a utilização de planilhas eletrônicas

  • Orientador : JAQUELINE MOLON
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARINA LOUREIRO ANDRADE
  • CLAUDIOMIR FEUSTLER RODRIGUES DE SIQUEIRA
  • JAQUELINE MOLON
  • PAULO ROBERTO RIBEIRO VARGAS
  • Data: 29/09/2025

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  • A educação financeira exerce papel significativo na vida das pessoas, contribuindo para a gestão eficiente de recursos, prevenção do endividamento e melhoria da qualidade de vida. Diante das dificuldades que muitos enfrentam na organização de suas finanças pessoais, torna-se essencial a integração do tema ao currículo escolar da educação básica. Frente a esse contexto, esta pesquisa buscou abordar o tema por meio do uso de planilhas eletrônicas, favorecendo a aprendizagem e a aplicação prática de conceitos financeiros em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi elaborada e implementada uma proposta didática que integrou a educação financeira às situações cotidianas vivenciadas pelos estudantes, abordando desde cálculos de porcentagem e juros presentes em compras e financiamentos, até a análise de tabelas de amortização e diferentes tipos de investimentos, conectando cada conteúdo à realidade econômica e às necessidades práticas do dia a dia. O objetivo principal foi estabelecer uma relação direta entre conteúdos de matemática financeira, ensinados em sala de aula, e sua aplicação prática no dia a dia, utilizando planilhas eletrônicas. A coleta de dados envolveu registros de atividades impressas, respostas inseridas pelos alunos em planilhas eletrônicas com a resolução das situações propostas, anotações no diário de bordo da pesquisadora e aplicação de um questionário final. Como atividade inicial, cada estudante definiu um bem, objeto ou experiência a ser adquirida, denominado “sonho”, que foi trabalhado ao longo das atividades em situações envolvendo juros, financiamentos e investimentos, buscando sua possibilidade de realização. Os resultados evidenciaram que as aulas sobre juros foram relevantes, possibilitando que os alunos estabelecessem relações diretas entre teoria e prática, e repensassem suas perspectivas financeiras e desenvolvessem maior consciência sobre planejamento e tomada de decisões. Além disso, a proposta despertou interesse dos alunos sobre a possibilidade de sonhar, e sobre como realizar ou avaliar possibilidades para realizar ou alcançar o sonho. Assim, conclui-se que a integração da educação financeira à EJA, aliada ao uso de planilhas eletrônicas, contribui para a formação de uma postura crítica e responsável na gestão dos recursos de ordem financeira.


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  • A educação financeira exerce papel significativo na vida das pessoas, contribuindo para a gestão eficiente de recursos, prevenção do endividamento e melhoria da qualidade de vida. Diante das dificuldades que muitos enfrentam na organização de suas finanças pessoais, torna-se essencial a integração do tema ao currículo escolar da educação básica. Frente a esse contexto, esta pesquisa buscou abordar o tema por meio do uso de planilhas eletrônicas, favorecendo a aprendizagem e a aplicação prática de conceitos financeiros em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi elaborada e implementada uma proposta didática que integrou a educação financeira às situações cotidianas vivenciadas pelos estudantes, abordando desde cálculos de porcentagem e juros presentes em compras e financiamentos, até a análise de tabelas de amortização e diferentes tipos de investimentos, conectando cada conteúdo à realidade econômica e às necessidades práticas do dia a dia. O objetivo principal foi estabelecer uma relação direta entre conteúdos de matemática financeira, ensinados em sala de aula, e sua aplicação prática no dia a dia, utilizando planilhas eletrônicas. A coleta de dados envolveu registros de atividades impressas, respostas inseridas pelos alunos em planilhas eletrônicas com a resolução das situações propostas, anotações no diário de bordo da pesquisadora e aplicação de um questionário final. Como atividade inicial, cada estudante definiu um bem, objeto ou experiência a ser adquirida, denominado “sonho”, que foi trabalhado ao longo das atividades em situações envolvendo juros, financiamentos e investimentos, buscando sua possibilidade de realização. Os resultados evidenciaram que as aulas sobre juros foram relevantes, possibilitando que os alunos estabelecessem relações diretas entre teoria e prática, e repensassem suas perspectivas financeiras e desenvolvessem maior consciência sobre planejamento e tomada de decisões. Além disso, a proposta despertou interesse dos alunos sobre a possibilidade de sonhar, e sobre como realizar ou avaliar possibilidades para realizar ou alcançar o sonho. Assim, conclui-se que a integração da educação financeira à EJA, aliada ao uso de planilhas eletrônicas, contribui para a formação de uma postura crítica e responsável na gestão dos recursos de ordem financeira.

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  • EDER MOTTA DE OLIVEIRA
  • REFLETINDO SOBRE QUESTÕES DE ACESSIBILIDADE NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS

  • Orientador : CARINA LOUREIRO ANDRADE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADILSON DE CAMPOS
  • CARINA LOUREIRO ANDRADE
  • JAQUELINE MOLON
  • Data: 30/09/2025

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  • O presente trabalho tem como objetivo avaliar a contribuição de uma sequência didática fundamentada na Metodologia de Resolução de Problemas para a aprendizagem do conceito de semelhança de triângulos, visando um aprendizado mais conectado com a realidade dos estudantes. Esta sequência didática foi elaborada tendo como referencial teórico a Metodologia de Ensino - Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas (Onuchic, 1999) e busca suscitar reflexões sobre acessibilidade e inclusão no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica, sendo a sequência didática aplicada em uma turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola de Capela de Santana (RS). Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevistas com os grupos de estudantes, observações durante as atividades pedagógicas e análise dos materiais produzidos pelos alunos. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) e apontaram que a sequência incentivou uma aprendizagem mais ativa, favoreceu a colaboração entre os alunos e possibilitou a aplicação dos conceitos matemáticos em situações reais, como a construção de projetos de rampas acessíveis em uma maquete da escola.


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7
  • GUSTAVO BROILO
  • A MATEMÁTICA DO JOGO WORDLE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

  • Orientador : CARINA LOUREIRO ANDRADE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARINA LOUREIRO ANDRADE
  • MARIANA LIMA DURO
  • AMANDA QUEIROZ MOURA
  • Data: 03/10/2025

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  • Durante o ano de 2022 o jogo “Wordle” começou a fazer sucesso no Brasil com as versões “Termo” e “Letreco” e o autor deste trabalho passou a jogá-lo com seus alunos no início das aulas de matemática. Esses momentos suscitaram reflexões sobre estratégias que aumentariam as chances de ganhar o jogo. Nesse sentido, este trabalho busca responder “De que forma pode-se explorar a matemática a partir do jogo Wordle a partir da resolução de problemas?”. Desenvolveu-se uma proposta didática baseada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas (Onuchic; Alevatto, 2011) e nos Cenários para Investigação de Skovsmose (2000), que busca desenvolver o letramento estatístico e trabalhar conceitos de frequência, mas que se mostra aberta à trabalhar diversos conteúdos matemáticos. Esta proposta foi aplicada em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Esteio (RS) e mostrou-se eficiente em conseguir o engajamento dos estudantes na atividade e em trabalhar habilidades de argumentação.


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2024
Dissertações
1
  • RENATO ELIAS DOS SANTOS D'AVILA JUNIOR
  • JOGAR CONTRA A BANCA, UM RISCO OU UMA OPORTUNIDADE?

    Uma sequência didática para ensino de probabilidade


  • Orientador : JULIANA SANCHES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JULIANA SANCHES
  • BRUNO BROGNI UGGIONI
  • SIMONE MAFFINI CEREZER
  • SIMONE FRANCISCO RUIZ
  • Data: 27/03/2024
    Ata de defesa assinada:

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  • Neste trabalho, apresentamos uma sequência didática para o ensino de Probabilidade, fundamentada na origem da Teoria da Probabilidade, que remonta aos jogos de azar. Historicamente, jogadores e matemáticos dedicaram-se a análises, comparações, estratégias e cálculos relacionados às frequências das ocorrências nos jogos de apostas. A compreensão desse contexto histórico sugere que o uso de jogos pode ser um recurso propício para o ensino de Probabilidade, oferecendo uma abordagem dinâmica e envolvente. A sequência didática elaborada consiste em quatro encontros, nos quais são propostos jogos que visam transmitir conceitos fundamentais de Probabilidade. O objetivo é criar uma experiência educativa que permita aos estudantes não apenas compreender teoricamente, mas também vivenciar na prática os conceitos de Probabilidade, apostas e pagamentos de apostas contra a banca. Essa abordagem visa estimular a reflexão dos estudantes sobre conceitos matemáticos, proporcionando uma compreensão mais profunda e significativa dos conceitos probabilísticos e ao mesmo tempo envolvê-los em situações práticas e desafiadoras, incentivando a aplicação dos conhecimentos matemáticos em contextos do cotidiano, como os jogos de azar. Assim, a sequência didática representa não apenas um conjunto de atividades, mas um produto concreto desta dissertação, refletindo a inovação e a busca por estratégias pedagógicas eficazes no ensino de Probabilidade.


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  • In this work, we present a didactic sequence for the teaching of probability, grounded in the origin of Probability Theory, dating back to games of chance. Historically, players and mathematicians engaged in analyses, comparisons, strategies, and calculations related to the frequencies of occurrences in gambling games. Understanding this historical context suggests that the use of games can be a suitable resource for Probability teaching, providing a dynamic and engaging approach. The elaborated didactic sequence comprises four sessions, proposing games aimed at conveying fundamental probability concepts. The objective is to create an educational experience that allows students not only to comprehend theoretically but also to experience in practice the concepts of probability, bets, and payouts against the house. This approach aims to stimulate students' reflection on mathematical concepts, providing a deeper and more meaningful understanding of probabilistic concepts while involving them in practical and challenging situations. It encourages the application of mathematical knowledge in everyday contexts, such as gambling. Thus, the didactic sequence represents not just a set of activities but a tangible outcome of this dissertation, reflecting innovation and the pursuit of effective pedagogical strategies in Probability teaching.

2
  • JOSADAQUE DA SILVA NENÊ
  • EXPLORANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM ÊNFASE NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Orientador : CLAUDIOMIR FEUSTLER RODRIGUES DE SIQUEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LEONARDO BARICHELLO
  • CARINA LOUREIRO ANDRADE
  • CLAUDIOMIR FEUSTLER RODRIGUES DE SIQUEIRA
  • Data: 08/05/2024
    Ata de defesa assinada:

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  • As dificuldades de pensar algebricamente e entender o conceito de variável são recorrentes, e podem ser evidenciadas na não compreensão, pelos estudantes, de entes matemáticos, como o uso de uma letra para representar um número qualquer. Consequência disso, as reprovações que acontecem desde a Educação Básica, e atingem até o nível superior. Para amenizar tal dificuldade na Educação Básica, esta pesquisa busca contribuir para a melhoria do desenvolvimento do Pensamento Algébrico a partir de experiências de ensino e de aprendizagem que explorem Pensamento Computacional (PC) na Educação Básica. Nesse sentido, foram utilizadas diferentes estratégias didáticas de construção de linguagem algébrica a partir da experimentação do PC voltado ao desenvolvimento e consolidação do Pensamento Algébrico. Tal abordagem exploratória do PC para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico trouxe como vantagem a oferta de um passo intermediário entre o “concreto” e a abstração, pois os conceitos de variável e a necessidade de representação simbólica para quantidades arbitrárias ou desconhecidas são introduzidos via algoritmos a partir de situações concretas. As atividades foram aplicadas em uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Cachoeirinha - Rio Grande do Sul. A turma é composta por adolescentes que, em sua maioria, ainda não tiveram contato com a linguagem algébrica. Como resultados, observou-se que existe uma relação entre as atividades que exploram o PC e a manifestação do Pensamento Algébrico. Estudantes que foram capazes de desenvolver os pilares do PC na resolução de um problema manifestaram elementos que caracterizam o Pensamento Algébrico, logo, isso pode ser visto como indício de que o desenvolvimento do PC auxilia no ensino e aprendizagem de Álgebra na Educação Básica, contrastando com o que é descrito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como indicado na literatura, constatou-se que o pilar de abstração desempenha papel fundamental na manifestação do Pensamento Algébrico, e também que a escrita de algoritmos, ainda que em linguagem natural, permite verificar se os passos anteriores à sua escrita foram realizados de forma adequada. Essa abordagem também permitiu verificar em que estágio do Pensamento Algébrico o estudante se encontra. Também observou-se relação entre as capacidades de leitura e interpretação de texto na resolução de problemas e capacidades de decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e escrita de algoritmos.



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  • The difficulties of thinking algebraically and understanding the concept of variable are recurrent, and can be evidenced in the students' lack of understanding of mathematical entities, such as the use of a letter to represent any number. As a result, failures occur from Basic Education to higher education. To alleviate this difficulty in Basic Education, this research seeks to contribute to improving the development of Algebraic Thinking based on teaching and learning experiences that explore Computational Thinking (CT) in Basic Education. In this sense, different didactic strategies for constructing algebraic language were used based on CT experimentation aimed at the development and consolidation of Algebraic Thinking. Such an exploratory CT approach to the development of Algebraic Thinking had the advantage of offering an intermediate step between the “concrete” and abstraction, as the concepts of variables and the need for symbolic representation for arbitrary or unknown quantities are introduced via algorithms to from concrete situations. The activities were applied to a seventh-year elementary school class in the municipal network of Cachoeirinha - Rio Grande do Sul. The class is made up of teenagers who, for the most part, have not yet had contact with the algebraic language. As results, it was observed that there is a relationship between activities that explore CT and the manifestation of Algebraic Thinking. Students who were able to develop the pillars of CT when solving a problem manifested elements that characterize Algebraic Thinking, therefore, this can be seen as an indication that the development of CT helps in the teaching and learning of Algebra in Basic Education, contrasting with what is described in the National Common Curricular Base. As indicated in the literature, it was found that the pillar of abstraction plays a fundamental role in the manifestation of Algebraic Thinking, and also that writing algorithms, even in natural language, allows checking whether the steps prior to writing them were carried out appropriately. . This approach also allowed us to verify which stage of Algebraic Thinking the student is at. A relationship was also observed between the capabilities of reading and interpreting text in problem solving and capabilities of decomposition, pattern recognition, abstraction and writing algorithms.


3
  • ADRIAN RUAN HORN DE BORBA
  • O USO DE COEFICIENTES EM EQUAÇÕES DE DUAS VARIÁVEIS E RESTRIÇÕES NO PLANO CARTESIANO: UMA ABORDAGEM LÚDICA E DIFERENCIADA NO SOFTWARE DESMOS

  • Orientador : NICOLAU MATIEL LUNARDI DIEHL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • NICOLAU MATIEL LUNARDI DIEHL
  • NUBIA LUCIA CARDOSO GUIMARAES
  • RODRIGO SYCHOCKI DA SILVA
  • Data: 18/07/2024

  • Mostrar Resumo
  • Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com uma turma do primeiro ano do ensino médio. Os dados foram analisados utilizando-se a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval e a plataforma Desmos. Uma sequência didática foi desenvolvida com objetivo de promover uma discussão, com o público alvo, de conceitos de reta, parábola, circunferência e restrição de variáveis em atividades interativas, como um jogo de coletar estrelas e criação de imagens. O principal objetivo da pesquisa é entender como essa abordagem pode tornar os estudantes questionadores, promovendo a construção e a ampliação de significados de conceitos matemáticos. A pesquisa envolveu o desenvolvimento de uma sequência didática em uma turma de ensino médio avaliando a participação dos estudantes com o Desmos, utilizando questionários, exploração no software e diário de bordo do pesquisador. A pesquisa se propõe a observar o importante papel da interação entre registros para a consolidação do conhecimento. Os resultados obtidos apontam para a aprendizagem dos conceitos envolvidos e um melhor entendimento sobre os objetos matemáticos. Conclui-se que uma maior interação entre os registros auxilia na consolidação do conhecimento.


  • Mostrar Abstract
  • This study presents the results of research conducted with a first-year high school class. The data were analyzed using Duval's Theory of Semiotic Representation Registers and the Desmos platform. A didactic sequence was developed with the aim of fostering a discussion, with the target audience, of concepts such as line, parabola, circumference, and variable constraints in interactive activities, such as a star game and image creation. The main objective of the research is to understand how this approach can make students more inquisitive, promoting the construction and expansion of meanings for mathematical concepts. The research involved the development of a didactic sequence in a high school class, assessing student participation with Desmos through questionnaires, software exploration, and the researcher's logbook. The research aims to observe the important role of interaction between registers in knowledge consolidation. The results obtained indicate learning of the concepts involved and a better understanding of mathematical objects. It is concluded that increased interaction between registers assists in knowledge consolidation.

4
  • THAÍS SCHULZ
  • RAZÃO E PROPORÇÃO ATRAVÉS DE RECEITAS DE FAMÍLIA: Uma proposta de sequência didática

  • Orientador : NICOLAU MATIEL LUNARDI DIEHL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCUS VINICIUS DE AZEVEDO BASSO
  • CARINA LOUREIRO ANDRADE
  • NICOLAU MATIEL LUNARDI DIEHL
  • Data: 24/07/2024

  • Mostrar Resumo
  • A escola na atualidade é um ambiente de estudo e socialização para crianças e
    jovens. Por isso, é necessário ter em mente que a interação social é parte
    fundamental do processo de aprendizagem escolar, como nos traz a teoria de
    Vigotski (2007, 2009, 2020), conhecida como sócio-interacionista. Paralelamente,
    por várias razões, são frequentes as queixas dos alunos sobre a (falta de)
    aplicabilidade dos conteúdos vistos na escola nas situações do cotidiano fora do
    ambiente escolar. Por esta razão, neste trabalho propõe-se uma sequência didática
    para o 7º ano do Ensino Fundamental, buscando conectar o conteúdo de Razão e
    Proporção com receitas das famílias dos alunos, partindo de algo afetivo e presente
    na sua vida fora da escola – as receitas – e investigando nelas os conteúdos citados
    através de atividades em trios, valorizando a interação entre os estudantes. Essa
    sequência didática foi aplicada em uma turma na qual a pesquisadora é professora
    titular, em uma escola pública de turno integral, no Rio Grande do Sul. A pesquisa
    caracteriza-se como investigação qualitativa proposta por Bodgan e Biklen (1999), e
    para a análise foram consideradas as atividades realizadas pelos alunos. Durante a
    aplicação, percebeu-se um aumento no interesse dos alunos sobre o conteúdo
    estudado e, analisando seus relatos e produções, foi possível verificar que os alunos
    se dedicaram mais às tarefas nos grupos e que perceberam que a interação com
    seus pares durante a realização das tarefas foi importante para sua aprendizagem.
    Por fim, sugere-se adaptações nos tempos de duração das atividades e que a
    sequência didática possa ser ajustada partindo das receitas de família dos alunos
    que realizarão as atividades.


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  • A escola na atualidade é um ambiente de estudo e socialização para crianças e
    jovens. Por isso, é necessário ter em mente que a interação social é parte
    fundamental do processo de aprendizagem escolar, como nos traz a teoria de
    Vigotski (2007, 2009, 2020), conhecida como sócio-interacionista. Paralelamente,
    por várias razões, são frequentes as queixas dos alunos sobre a (falta de)
    aplicabilidade dos conteúdos vistos na escola nas situações do cotidiano fora do
    ambiente escolar. Por esta razão, neste trabalho propõe-se uma sequência didática
    para o 7º ano do Ensino Fundamental, buscando conectar o conteúdo de Razão e
    Proporção com receitas das famílias dos alunos, partindo de algo afetivo e presente
    na sua vida fora da escola – as receitas – e investigando nelas os conteúdos citados
    através de atividades em trios, valorizando a interação entre os estudantes. Essa
    sequência didática foi aplicada em uma turma na qual a pesquisadora é professora
    titular, em uma escola pública de turno integral, no Rio Grande do Sul. A pesquisa
    caracteriza-se como investigação qualitativa proposta por Bodgan e Biklen (1999), e
    para a análise foram consideradas as atividades realizadas pelos alunos. Durante a
    aplicação, percebeu-se um aumento no interesse dos alunos sobre o conteúdo
    estudado e, analisando seus relatos e produções, foi possível verificar que os alunos
    se dedicaram mais às tarefas nos grupos e que perceberam que a interação com
    seus pares durante a realização das tarefas foi importante para sua aprendizagem.
    Por fim, sugere-se adaptações nos tempos de duração das atividades e que a
    sequência didática possa ser ajustada partindo das receitas de família dos alunos
    que realizarão as atividades.

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  • NATHALIA FERREIRA DE MELLO
  • SEQUÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Introdução da álgebra através de generalizações

  • Orientador : CARINA LOUREIRO ANDRADE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADILSON DE CAMPOS
  • CARINA LOUREIRO ANDRADE
  • JAQUELINE MOLON
  • Data: 26/07/2024

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  • A dificuldade apresentada pelos estudantes no estudo da álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental é vivenciada pela pesquisadora em sua prática docente. Acredita-se que isso se dá pela não compreensão de alguns conceitos/elementos essenciais do Pensamento Algébrico. Com a intenção de amenizar tais dificuldades, esta pesquisa apresenta uma proposta didática que visa contribuir para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico através da exploração de sequências com o uso de material concreto, estimulando a identificação e investigação de padrões existentes e ainda a formulação e formalização de generalizações. Essa proposta didática foi aplicada em uma escola da rede estadual de ensino no município de Caxias do Sul - RS, em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, onde a pesquisadora é professora. Assim, este trabalho tem por objetivo investigar de que forma essa proposta didática pode facilitar o ensino de álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, utilizou-se de uma metodologia qualitativa e para análise dos dados foram consideradas as atividades realizadas pelos estudantes e o diário de bordo da pesquisadora. Como resultados, observou-se, durante a aplicação, maior envolvimento dos estudantes nas atividades, percebendo-os mais ativos no processo de aquisição do seu próprio conhecimento, e satisfeitos de conseguir concluir as atividades, tornando o momento de aprendizagem algo mais prazeroso. Bem como, os dados obtidos através das respostas dos estudantes nas atividades, permitiram elencar elementos característicos do Pensamento Algébrico, desenvolvidos pela pesquisadora inspirada nos elementos de Fiorentini, Fernandes e Cristovão (2005), demonstrados por eles. Ainda como conclusão são trazidos alguns ajustes e modificações na proposta didática e algumas sugestões de trabalhos futuros.


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  • A dificuldade apresentada pelos estudantes no estudo da álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental é vivenciada pela pesquisadora em sua prática docente. Acredita-se que isso se dá pela não compreensão de alguns conceitos/elementos essenciais do Pensamento Algébrico. Com a intenção de amenizar tais dificuldades, esta pesquisa apresenta uma proposta didática que visa contribuir para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico através da exploração de sequências com o uso de material concreto, estimulando a identificação e investigação de padrões existentes e ainda a formulação e formalização de generalizações. Essa proposta didática foi aplicada em uma escola da rede estadual de ensino no município de Caxias do Sul - RS, em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, onde a pesquisadora é professora. Assim, este trabalho tem por objetivo investigar de que forma essa proposta didática pode facilitar o ensino de álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, utilizou-se de uma metodologia qualitativa e para análise dos dados foram consideradas as atividades realizadas pelos estudantes e o diário de bordo da pesquisadora. Como resultados, observou-se, durante a aplicação, maior envolvimento dos estudantes nas atividades, percebendo-os mais ativos no processo de aquisição do seu próprio conhecimento, e satisfeitos de conseguir concluir as atividades, tornando o momento de aprendizagem algo mais prazeroso. Bem como, os dados obtidos através das respostas dos estudantes nas atividades, permitiram elencar elementos característicos do Pensamento Algébrico, desenvolvidos pela pesquisadora inspirada nos elementos de Fiorentini, Fernandes e Cristovão (2005), demonstrados por eles. Ainda como conclusão são trazidos alguns ajustes e modificações na proposta didática e algumas sugestões de trabalhos futuros.

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  • WAGNER ROMERO DA SILVA
  • UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE MATEMÁTICA PARA DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS: introdução à multiplicação.

  • Orientador : CLAUDIOMIR FEUSTLER RODRIGUES DE SIQUEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JAQUELINE MOLON
  • CLAUDIOMIR FEUSTLER RODRIGUES DE SIQUEIRA
  • PATRÍCIA BORGES GOMES BISINELLA
  • Data: 28/08/2024

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  • A preocupação de muitos pesquisadores tem se centrado na dificuldade enfrentada por professores do ensino fundamental dos anos iniciais, ao tentarem promover o entendimento das concepções matemáticas em suas aulas. Nessa direção, alinhado às ideias de conhecimento pedagógico e específico de conteúdo, esta proposta de trabalho procurou investigar o perfil de professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental - Anos Iniciais, analisando aspectos relacionados à formação matemática na graduação ou formação continuada, e à prática docente sobre o ensino de matemática, em específico ao conteúdo de multiplicação. Para isso, foram convidados professores de escolas da grande Porto Alegre a responderem um questionário e a participarem de uma oficina formativa, na qual aplicou-se uma sequência didática que propôs um momento de formação e de reflexão de oito horas, dividido em dois encontros. Essa oficina tinha como objetivo discutir o ensino de multiplicação nos anos iniciais, abordando o conhecimento específico do conteúdo quanto às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabelecendo reflexões entre conhecimento matemático e o conhecimento didático-pedagógico. Ainda, como resultado, além de ampliar a compreensão sobre tal questão, tem-se como produto a sequência didática que enfatiza o conhecimento matemático centrando todas as ideias em torno do conceito de multiplicação para os  anos iniciais. Discorrendo sobre sua predição na BNCC, aponta-se a justificativa do uso da multiplicação como adição de parcelas iguais como base para os demais significados da multiplicação: disposição retangular, proporcionalidade e combinatóriaPor fim, com o intuito de contribuir na formação continuada de licenciados em pedagogia, enquanto o questionário apontou pontos fundamentais que revelaram fragilidades ou falta de preparo durante a graduação, a sequência didática sinalizou uma formação incompleta ou insuficiente. Desse modo, baseado em Curi (2011), a presente pesquisa propõe sugestões de ensino centrado no seu conceito e apontamentos na tentativa de solucionar os problemas elencados.



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  • A inserir.

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  • ISAURA CARDOSO LINDE
  • APRENDER E ENSINAR GEOMETRIA DE MODO INTEGRADO À ARITMÉTICA E À ÁLGEBRA: POSSIBILIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE GENERALIZAÇÕES EM MATEMÁTICA

  • Orientador : CARINA LOUREIRO ANDRADE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RAQUEL MILANI
  • CARINA LOUREIRO ANDRADE
  • NICOLAU MATIEL LUNARDI DIEHL
  • Data: 02/12/2024

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  • Esta dissertação analisa a eficácia de uma sequência didática que integra conceitos de
    geometria, aritmética e álgebra para o estudo de polígonos e de relações associadas
    aos seus ângulos internos e externos, oportunizando o desenvolvimento de habilidades
    de generalização matemática. A sequência foi elaborada começando com tarefas
    simples e aumentando progressivamente em dificuldade, tendo como objetivo criar um
    ambiente de aprendizado participativo e exploratório, incentivar competências como o
    pensamento crítico, a resolução de problemas e a autonomia. Essa sequência foi
    aplicada em uma turma do 8o ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede
    municipal no município de Canoas - RS, onde a pesquisadora atua como professora. A
    proposta promoveu o uso de materiais concretos em MDF produzidos pelos alunos com
    auxílio do GeoGebra e de uma cortadora a laser, proporcionando uma abordagem
    experimental e interativa para explorar conceitos geométricos, propriedades aritméticas
    e formalizações algébricas. Além de investigar a capacidade dos alunos em construir
    generalizações e explorar relações matemáticas, buscou-se avaliar o impacto dessa
    metodologia no engajamento e na motivação dos estudantes, incentivando a
    compreensão das propriedades matemáticas por meio da experimentação e da reflexão
    crítica. A pesquisa, de natureza qualitativa, analisou dados coletados por meio de
    observações e registros dos estudantes. O uso de atividades exploratórias e a
    integração entre diferentes áreas do conhecimento matemático revelaram-se
    estratégias promissoras para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e
    promover competências previstas pela BNCC, como o pensamento crítico e a resolução
    de problemas.


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  • This dissertation analyzes the effectiveness of a didactic sequence that integrates
    concepts of arithmetic, geometry, and algebra for studying convex polygons and the
    relationships associated with their internal and external angles, offering opportunities for
    mathematical generalization. The sequence was designed to start with simple tasks and
    progressively increase in difficulty, aiming to create a participatory and exploratory

    learning environment that fosters competencies such as critical thinking, problem-
    solving, and autonomy. This sequence was implemented in an 8th-grade class at a

    public school in the municipality of Canoas-RS, where the researcher works as a
    teacher. The proposal encouraged using MDF-based concrete materials produced by
    the students with the assistance of GeoGebra and a laser cutter, providing an
    experimental and interactive approach to explore geometric concepts, arithmetic
    properties, and algebraic formalizations. Beyond investigating students' abilities to
    construct generalizations and explore mathematical relationships, this study aimed to
    evaluate the impact of this methodology on student engagement and motivation,
    encouraging comprehension of mathematical properties through experimentation and
    critical reflection. This qualitative research analyzed data collected through observations
    and student records. The use of exploratory activities and the integration of different
    areas of mathematical knowledge proved to be promising strategies for enriching
    teaching and learning processes and promoting competencies outlined by the BNCC,
    such as critical thinking and problem-solving.

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  • JOELMIR PEREIRA DE VARGAS
  • Estatística e Consumo Consciente: uma proposta didática contextualizada para o 9º ano do ensino fundamental

  • Orientador : SIMONE MAFFINI CEREZER
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DANIELA MÜLLER DE QUEVEDO
  • CARINA LOUREIRO ANDRADE
  • SIMONE MAFFINI CEREZER
  • Data: 09/12/2024

  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho, apresentamos uma proposta didática contextualizada, para o ensino
    de estatística, para o 9º ano do ensino fundamental, considerando como tema
    norteador o consumo consciente, assunto que faz parte do 12º Objetivo de
    Desenvolvimento Sustentável “Consumo e Produção Responsáveis”, buscamos
    mostrar a importância do ensino de estatística, para que o estudante seja capaz de
    realizar a leitura, interpretação, construção de tabelas e gráficos e a produção de texto
    escrito para a comunicação de dados, obtendo assim um letramento estatístico,
    aspecto fundamental da educação estatística. Para que os objetivos dessa proposta
    didática fossem alcançados, foram desenvolvidas duas sequências didáticas: uma
    sobre o consumo consciente da água e a outra sobre a relação entre o consumo e a
    produção de lixo. Elas foram elaboradas baseando-se nos fundamentos dos Cenários
    para Investigação, segundo as concepções de Ole Skovsmose, em que os alunos são
    levados a debater e refletir sobre questões que vão muito além dos números
    apresentados nos problemas propostos, como questões sociais, políticas e
    econômicas. As sequências didáticas utilizam alguns dados da realidade da
    comunidade escolar, isso tende a desenvolver um maior engajamento dos estudantes,
    pois estarão trabalhando com informações da sua realidade, isso também permite o
    professor conhecer melhor a realidade dos seus alunos.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation presents a contextualized didactic proposal for teaching statistics in
    the 9th grade of elementary school, focusing on conscious consumption, aligned with
    the 12th Sustainable Development Goal (SDG) of the United Nations: "Ensure
    sustainable consumption and production patterns." The main goal is to emphasize the
    importance of statistical education to the students being able in reading, interpreting,
    constructing tables and graphs, as well as producing written texts using data
    communication, in a way to promote statistical literacy, an essential aspect of
    statistical education. Aiming the goals, the didactic proposal was structured into two
    teaching sequences: one about conscious water consumption and another on the
    relationship between consumption and waste production. Based on the proposal of "Landscapes of Investigation," according to Critical Mathematics Education perspective, which encourages students to explore and reflect not only on numbers of a mathematical problem but also on the social, political, and economic issues related to it. The teaching sequences use data coming from the school community itself, which fosters student engagement, since they work with information to their own reality, which also enables the teacher to better understand the students' reality.

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