A INSERÇÃO DAS TDICS POR PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM NOVO HAMBURGO/RS: UMA ANÁLISE DA TRANSFORMAÇÃO EM SUAS PRÁTICAS DE TRABALHO.
TDICs, organização do trabalho docente, formação continuada
Este estudo investiga o impacto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na organização do trabalho docente, com foco na rede estadual de ensino de Novo Hamburgo, RS. A pesquisa qualitativa envolveu análise bibliográfica e pesquisa de campo com 31 professores, revelando os benefícios das TDICs, como maior eficiência e planejamento, mas também desafios relacionados à infraestrutura inadequada, falta de formação e sobrecarga de trabalho. Como resposta, propõe-se o desenvolvimento de um curso online no formato MOOC, destinado a capacitar os professores no uso estratégico das TDICs para otimizar sua rotina, reduzir a carga de trabalho e promover práticas pedagógicas inovadoras. A pesquisa oferece contribuições para políticas públicas que valorizem o professor, propondo melhorias na formação continuada e condições de trabalho, com vistas a uma educação mais eficiente e alinhada às demandas contemporâneas.