COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES
saberes docentes; curso xMOOC; atendimento educacional especializado; educação inclusiva.
A história da educação inclusiva no Brasil é marcada por avanços e desafios. Mais
que uma temática de estudos e de políticas educacionais, a educação inclusiva
desafia as instituições de ensino a adoção de práticas pedagógicas mais flexíveis,
personalizadas e da construção de um currículo inclusivo. Para alcançar tal objetivo é
vital a oferta de ações de formação continuada para desenvolvimento de saberes
necessários à formação docente para uma educação na perspectiva inclusiva. Neste
contexto, este estudo se propõe a investigar os saberes docentes necessários ao
Atendimento Educacional Especializado (AEE) em classes regulares de ensino e
ofertar um produto educacional que desenvolva e potencialize saberes necessários à
formação docente para uma educação na perspectiva inclusiva. Como metodologia
este estudo se configura como pesquisa-intervenção, aplicada a uma dinâmica de
formação de professores com a oferta de um Massive Open Online Course (MOOC)
como produto educacional. Como aporte teórico usou-se pressupostos do design
instrucional para construção do produto educacional; para discussão sobre saberes
docentes tomou-se como base teóricos como Fernández Batanero (2013), Tardif
(2002), Perrenoud (2000) e Shulman (1986) e a legislação vigente sobre o AEE. Como
resultado este estudo identificou a potencialidade do MOOC como ação de formação
continuada docente para o atendimento educacional especializado principalmente em
relação: à flexibilidade em relação ao tempo e espaço; a possibilidade de uma ementa
personalizada que, apresenta conteúdos específicos sobre os diferentes tipos de
deficiências e que dialoguem com vivências de cunho prático; a promoção da reflexão
sobre a prática que pode auxiliar na promoção de uma cultura inclusiva na escola e a
qualificação das aprendizagens do aluno com necessidades educacionais específicas.
Como destaque ressalta-se a necessidade de compreender o perfil do público-alvo
para adequação das unidades temáticas frente as demandas de uma temática tão
específica.