TICS E GESTÃO UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ATUAÇÃO DE GESTORES EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR
TICs. Gestão Pública. Ensino Superior
O presente projeto de pesquisa, intitulado: “TICS E GESTÃO UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ATUAÇÃO DE GESTORES EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR”, tem como objetivo analisar os aspectos relacionados à atuação de gestores considerando a importância da utilização das tecnologias na educação e o impacto no exercício da gestão nas IES públicas. Como contribuição teórica serão aprofundados os seguintes temas: Síntese da legislação educacional universitária apresentando legislações vigentes; Panorama da construção da Gestão Pública: um olhar crítico sobre a Gestão por Competências; A inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas IES públicas.A pesquisa adota o método de pesquisa qualitativo, de caráter exploratório, o qual envolve o levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo. A coleta de dados da pesquisa será realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sendo que os sujeitos da pesquisa serão os gestores, docentes e técnicos administrativos, com exercício atual ou passado em gestão de equipes em IES públicas e que atualmente são servidores integrantes dos órgãos da Administração Superior e do Instituto de Biociências da UFRGS. Posteriormente, os dados serão analisados por técnicas simples de análise de conteúdo. Assim, a análise de conteúdo será baseada na revisão de literatura, nos documentos utilizados para análise e no material produzido nos formulários e entrevistas com os sujeitos da pesquisa. Com base nesses procedimentos, será possível identificar e compreender as percepções de gestores frente a relevância das TICs no contexto educacional atual, buscando assim a elaboração do produto educacional que proporcione resultados de aprendizagem, evitando que a tecnologia seja utilizada apenas como simples artefatos.