Como as competências 7, 8, 9 e 10 da Base Nacional Comum Curricular - BNCC -
estão sendo trabalhadas nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio no
município de Porto Alegre/RS, do ponto de vista dos discentes?
Competências Socioemocionais; Discentes; Educação
Socioemocional.
Vivemos em uma sociedade em que, cada vez mais, há a preocupação com a
saúde mental e o bem-estar das pessoas, de modo geral, e nos últimos anos, a
partir de 2017 (ano de publicação de Base Nacional Comum Curricular - BNCC)
para cá, a preocupação voltou-se para as crianças e adolescentes, especialmente
pela discussão acerca das competências socioemocionais. Na BNCC, os
descritores das competências socioemocionais, que devem ser trabalhadas e
desenvolvidas na escola, estão diretamente relacionados com a saúde mental e
bem-estar. Embora muitos estudiosos já falassem sobre educação e competência
socioemocionais desde muito antes da publicação da BNCC, foi a partir dela que as
escolas e os docentes passaram a ser cobrados sobre o trabalho desenvolvido em
torno delas. A leitura de textos e artigos sobre essas discussões em torno das
competências, levou a reflexões acerca delas, inicialmente, sob a perspectiva do
professor e, posteriormente, sentiu-se necessidade de verificar a perspectiva dos
discentes em relação às competências. Nesta dissertação, encontramos reflexões e
conceitos sobre as competências socioemocionais, desde legais a pedagógicos, e
também o ponto de vista dos discentes - concluintes da Etapa Ensino Médio de
escolas públicas estaduais de Porto Alegre. Optou-se pelos alunos concluintes, pois
espera-se que eles, além de terem uma percepção maior sobre as competências
socioemocionais, tenham condições de dar sua opinião, no sentido de declararem
se se sentem parte envolvida e fundamental do processo de desenvolvimento das
referidas competências. Os alunos foram submetidos a uma sensibilização, em
formato de mini seminário, acerca das competências socioemocionais e, na
sequência, tiveram que responder a um questionário (Google forms) com perguntas
relativas ao conhecimento e percepção que eles possuem sobre as referidas
competências. Vários autores foram pesquisados e seus textos analisados, o que
deu sustentação às reflexões contidas nessa dissertação e que tratam das
competências socioemocionais, além da educação socioemocional, estabelecida
por um manual específico estabelecido pelo Ministério da Educação - MEC. A Base
Nacional Comum Curricular - BNCC, que determina e especifica as competências
socioemocionais, serve de base legal na sustentação das reflexões deste trabalho.