O Uso do Celular como Ferramenta Pedagógica no Ensino Médio
Informática Educativa, Formação de Professores, Celular
para fins pedagógicos, Educação, Ensino Médio.
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o uso do celular na sala
de aula como recurso pedagógico aliado às metodologias ativas. Busca-se analisar
a possibilidade dessa ferramenta contribuir para o desenvolvimento de estudantes
de Ensino Médio na rede pública estadual de ensino, com base em observação do
processo de formação de professores para a prática e da aplicação desse
conhecimento em sala de aula. A coleta de dados será realizada na Escola Estadual
de Ensino Técnico Senador Ernesto Dornelles, que conta com Ensino Médio e
Técnico, e fica localizada no bairro Centro do município de Porto Alegre/RS. A
metodologia da pesquisa adotada terá uma abordagem qualitativa, com natureza
aplicada, objetivos exploratórios e procedimento experimental. A pesquisa será
conduzida por meio da comparação entre duas metodologias distintas para o ensino
do mesmo conteúdo, em dois grupos distintos. Para o primeiro grupo, as aulas serão
ministradas utilizando-se o celular como ferramenta pedagógica, e para o segundo
grupo, será utilizada a metodologia tradicional, sem auxílio da ferramenta.
Posteriormente, far-se-á o mesmo processo com um conteúdo diferente,
invertendo-se o processo didático: o grupo que inicialmente fez uso do celular
realizará as atividades sem a ferramenta, e o grupo que não a utilizou, passará a
empregá-la. Finalizado o processo, os estudantes passarão por uma avaliação, com
base na qual será possível analisar em qual das abordagens os estudantes se
sentiram com mais facilidade em aprender, considerando as diferenças no nível de
estímulo e o papel do uso didático da ferramenta nos resultados. O tema da
pesquisa se mostra relevante ao considerar-se que, durante muitos anos, a
educação manteve um padrão relativamente estável pedagogicamente,
caracterizado por poucas inovações e pelo uso predominante de recursos didáticos
tradicionais, como livros e cadernos. Essa abordagem, se estendeu por gerações,
mas com a grande influência tecnológica em todos os âmbitos, inclusive na escola,
as práticas de ensino precisaram ser revistas e repensadas. No entanto, esse
processo só é possível se os profissionais estiverem preparados, sendo necessárias
formações que permitam aos professores fazer o uso eficiente e fundamentado da
tecnologia, permitindo que novas práticas educacionais se estabeleçam. As
atividades de formação destinadas aos docentes participantes deste estudo foram
planejadas para ocorrer durante o horário de trabalho e de maneira acessível,
permitindo a consulta ao material sempre que necessário. Para viabilizar a proposta,
pretende-se desenvolver uma formação disponibilizada em uma plataforma de
acesso livre. No atual contexto, a sanção da Lei no 15.100/2025, que proíbe o uso
do celular nas escolas, permitindo seu uso apenas para fins pedagógicos, ratifica a
necessidade de uma reflexão sobre prejuízos e benefícios do uso do celular nas
escolas por crianças e adolescentes. A escolha do tema de pesquisa fundamenta-se
na ideia de que é necessário não apenas proibir, mas reeducar os estudantes para o
uso da tecnologia. Considera-se, finalmente, que o celular é uma ferramenta com
ampla gama de possibilidades pedagógicas,cuja tomada de consciência sobre
possibilidades de utilização pode e deve ser explorada em ambiente pedagógico,
para além do mero entretenimento.