Banca de DEFESA: GUILHERME BILHALVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUILHERME BILHALVA
DATA : 21/10/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Sala 913 - Torre Norte
TÍTULO:

Portal de atividades da aprendizagem criativa para uso de SmartMotors na educação básica nos anos iniciais


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem Criativa; SmartMotors; Robótica Educacional; Design Science Research; Repositório de Atividades; Anos Iniciais.


PÁGINAS: 105
RESUMO:

A presente pesquisa investigou a capacidade de um repositório de atividades
tecnológicas em promover o uso de SmartMotors por parte de docentes, visando
fomentar a aprendizagem criativa nos anos iniciais da educação básica,
especificamente no 4º e 5º anos. A relevância do estudo reside na necessidade de
fornecer aos professores ferramentas e recursos para a integração de tecnologias
digitais na sala de aula, diante de desafios como a falta de modelos aplicáveis e a
inerente necessidade de dominar um pluralidade de saberes, que inclui
conhecimentos didáticos, tecnológicos e abordagens pedagógicas. O objetivo geral
da pesquisa foi determinar se a utilização de SmartMotors por professores nos anos
iniciais da educação básica poderia ser facilitada e estimulada através de um
repositório de trilhas e atividades. Para isso, objetivos específicos foram definidos,
como unificar recursos de baixo custo, produzir um ambiente com propostas
modulares, estruturar um acervo para atender a professores e educadores de
diferentes formações, reduzir ao máximo a programação para iniciantes e fomentar a
Aprendizagem Criativa por meio de recursos intuitivos. A metodologia adotada foi a
Design Science Research (DSR), uma abordagem sistemática e iterativa que se
mostrou adequada para o desenvolvimento e a validação de artefatos que solucionam
problemas reais. O artefato aplicado nesta pesquisa foi uma estrutura conceitual de
um repositório de atividades e um processo educativo para organizar conhecimentos
tecnológicos e competências disciplinares. A coleta de dados foi realizada por meio
de um formulário online, aplicado antes e após uma formação presencial ou online e
o acesso ao portal e ao kit SmartMotors. A pesquisa contou com a participação de 62
educadores da rede Maristas Brasil na fase inicial, com 31 deles respondendo na fase
pós-intervenção. Os dados foram analisados utilizando estatística descritiva para
dados quantitativos e análise de conteúdo para dados qualitativos. Os resultados
indicaram que o projeto foi bem recebido, com professores e educadores percebendo
o portal e o kit como práticos e didáticos, possuindo potencial para engajar os alunos
e auxiliar na redução da sensação de incapacidade no uso da tecnologia. Houve uma
melhora significativa na percepção sobre a facilidade de uso do portal e a adequação
das atividades ao nível dos estudantes. No entanto, algumas dificuldades persistiram,
como a falta de tempo disponível para planejar, a necessidade de formação contínua
e as limitações de infraestrutura escolar (ex: internet instável). Conclui-se que é
fundamental manter o suporte pós-formação, oferecer mais oportunidades de prática
supervisionada e promover encontros para troca de experiências entre os professores.
O estudo também sugere a customização das atividades para diferentes faixas etárias
e níveis de maturidade cognitiva, abrangendo desde o ensino fundamental até o
superior, e a potencial aplicabilidade do portal a outros kits de robótica mais
conhecidos, como Scratch, Lego Mindstorms e MicroBit.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - MARCELO AUGUSTO RAUH SCHMITT
Interna - SILVIA DE CASTRO BERTAGNOLLI
Interno - FABIO YOSHIMITSU OKUYAMA
Externa à Instituição - LEIA RAQUEL ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 06/10/2025 14:04
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