ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE USO COTIDIANO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE PORTO ALEGRE - POLÍTICA DE INOVAÇÃO EDUCAÇÃO CONECTADA.
Tecnologia; Educação Básica; Ensino Público; Tecnologia Educacional.
A inserção da tecnologia como ferramenta pedagógica, sobretudo nas escolas públicas de educação básica do país, se configura como uma alternativa ao incentivo à criação de nichos de desenvolvimento da cultura de gestão de inovação e tecnologia no ambiente interno brasileiro. Embora existam políticas públicas com esse propósito, tanto em âmbito federal, quanto em nível local, ainda se identificam alguns entraves para a inclusão da tecnologia nas salas de aula, sobretudo na rede básica de ensino. O objetivo desta pesquisa foi estudar o processo de inserção da tecnologia como ferramenta pedagógica de uso cotidiano em escolas públicas de educação básica de Porto Alegre, segundo institui a Política de Inovação Conectada - Lei 14.180/2021. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso de caráter exploratório, contando com análise documental e entrevistas com articuladores de inovação e professores da rede municipal. Como produto tecnológico foi apresentado um Relatório Técnico com análise de fatores necessários à implementação da tecnologia como ferramenta pedagógica nas escolas públicas de educação básica de Porto Alegre. O resultado desse estudo indicou que a Lei 14.180/2021 teve a preocupação de estabelecer não apenas metas vinculadas à infraestrutura para implementação do uso pedagógico da tecnologia nas salas de aula, mas também estimular habilidades da comunidade escolar envolvida nesse processo. Assim, além da qualificação da educação, a Política de Inovação Educação Conectada também visou a emancipação crítica do indivíduo. Noutro aspecto, essa pesquisa possibilitou um olhar mais detalhado sobre o contexto e o estágio, bem como descreveu fatores que possam contribuir com a implementação da tecnologia no cotidiano das escolas públicas de educação básica de Porto Alegre.