INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL NO ENSINO TÉCNICO DO COLÉGIO TEUTÔNIA/RS: TRAJETÓRIAS E DESAFIOS
Propriedade Intelectual; Ensino Técnico; Inovação
Transformações importantes estão ocorrendo em todas as áreas do conhecimento, com um desenvolvimento científico e tecnológico que aproxima a educação e a tecnologia. Movimentos internacionais têm afetado o modo de estruturar a educação e de desenvolver o trabalho no ambiente escolar. Adentrando nesse cenário, tem-se o presente trabalho que relaciona temáticas envolvendo a Inovação, a Propriedade Intelectual (PI) e a Educação Profissional. Para melhor compreender esse ambiente de investigação, a pesquisa tem como referência o Colégio Teutônia, que se situa como uma das principais instituições de educação profissional do interior do Rio Grande do Sul. O objetivo principal deste trabalho é analisar como os mecanismos de Propriedade Intelectual podem ser utilizados na proteção da inovação, decorrente dos projetos de estágio profissional executados por alunos nas empresas conveniadas com a escola. O método utilizado será uma abordagem mista. Como fonte da coleta de dados serão utilizados levantamentos documentais e bibliográficos, além de entrevistas em profundidade e uma survey com a comunidade escolar. Como recorte analítico temporal serão considerados os últimos anos (2019 a 2023). A partir das informações obtidas, pretende-se elaborar um produto tecnológico (relatório técnico conclusivo) que possa servir de apoio à instituição de ensino e sua comunidade