EXPLORANDO O EMPREENDEDORISMO ACADÊMICO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PROGRAMA HANGAR DA PUCRS
empreendedorismo acadêmico;universidade empreendedora; cultura empreendedora.
O empreendedorismo acadêmico enfrenta diversas barreiras culturais, institucionais e legais, que restringem a capacidade dos pesquisadores de explorar todo o potencial inovador de suas descobertas. A combinação das trajetórias acadêmica e empreendedora é desafiadora, caracterizada pela falta de experiência empresarial, pela necessidade de equilibrar as demandas da pesquisa e do mercado, e pela adaptação à cultura de negócios, que é bastante diferente do ambiente universitário. Muitos pesquisadores têm o desejo de aplicar suas pesquisas no mundo real e conquistar reconhecimento, mas a falta de apoio institucional, o desconhecimento sobre transferência de tecnologia e a ausência de formação empreendedora limitam a exploração comercial das inovações geradas nas universidades. Nesse contexto, programas de aceleração de negócios como o Hangar, da PUCRS, surgem como opção para enfrentar esses desafios. Criado com o objetivo de apoiar pesquisadores na transformação de suas pesquisas científicas em empreendimentos, o Hangar oferece mentoria, recursos e conexões com omercado, facilitando a integração entre universidade e setor produtivo. Além disso, prepara mestrandos e doutorandos para os desafios do ambienteempresarial e para a consolidação de seus modelos de negócios. Desde sua criação, o Hangar tem apoiado a criação de startupsnas áreas de tecnologia, saúde, educação e sustentabilidade, promovendo um ambiente que conecta conhecimento acadêmico à prática empreendedora. O objetivo deste trabalho é gerar um relatório técnico, baseado na análise documental dos dados das edições do programa e em entrevistas, para compreender de que maneira políticas e práticas de incentivo ao empreendedorismo, promovidas em programas de pós-graduação, podem estimular a criação de empreendimentos baseados em pesquisa científica e tecnológica.