COMPETÊNCIAS PARA INOVAR: UMA PERSPECTIVA DOS PESQUISADORES BRASILEIROS E NORUEGUESES
Inovação; Competências para inovação; Toolkit didático
A inovação é um elemento estratégico essencial para a competitividade das empresas, especialmente em contextos que exigem adaptação rápida e enfrentam altos níveis de incerteza. Como as instituições são formadas por pessoas, o potencial inovador geralmente decorre do capital intelectual e das habilidades individuais e coletivas desses indivíduos. Nesse cenário, identificar os atores responsáveis por impulsionar a inovação e compreender suas competências torna-se fundamental para otimizar o uso do conhecimento e fortalecer as capacidades inovativas. Este trabalho aborda as competências para inovação no contexto acadêmico, uma vez que as instituições de ensino e pesquisa ainda apresentam resultados inovativos aquém de seu potencial. O estudo tem como principal objetivo desenvolver um material didático prático para fomentar a inovação, baseado no diagnóstico das competências inovadoras de pesquisadores e estudantes brasileiros e noruegueses. De natureza exploratória e descritiva, a pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa para coletar e analisar os dados. Como resultado, o estudo propõe um toolkit didático destinado à capacitação e ao desenvolvimento das competências para inovação em instituições acadêmicas e de pesquisa, promovendo um ambiente mais propício à geração de soluções inovadoras.