INSTRUMENTALIZAÇÃO DOS NITS DE ICTS PARA PROSPECÇÃO ATIVA DE EMPRESAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PD&I VIA UTILIZAÇÃO DA LEI DO BEM: PROPOSTA DE MANUAL
núcleos de inovação tecnológica (NITs); prospecção ativa; Lei do Bem (Lei nº 11.196/2005); projetos de PD&I; incentivos fiscais.
Este estudo aborda a instrumentalização dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) em Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) para a prospecção ativa de empresas, com foco no desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) via Lei nº 11.196/2005, conhecida como a Lei do Bem. O objetivo é propor um manual estratégico para os NITs, orientando-os na prospecção ativa de empresas interessadas em desenvolver projetos de PD&I e usufruir dos incentivos fiscais da referida legislação. Para a realização deste estudo, a metodologia inclui revisão bibliográfica de artigos, guias técnicos e legislações relacionadas à inovação tecnológica, à própria Lei do Bem e a documentos vinculados à gestão dos NITs. Além disso, serão realizadas entrevistas com gestores de NITs, representantes de empresas e governo, buscando identificar os desafios e oportunidades na interação entre os setores acadêmico-empresarial. Espera-se que as conclusões forneçam um manual prático e estratégico capaz de aprimorar as atividades de prospecção dos NITs e incentivar o desenvolvimento de mais projetos de PD&I utilizando os incentivos fiscais previstos.