AUTONOMIA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS DAS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM VESTUÁRIO EAD DO SENAI PORTO ALEGRE: A COMPETÊNCIA COMO PRÁXIS NO PROCESSO EDUCATIVO
Tecnologias digitais, Educação profissional e tecnológica, Autonomia digital
Na atualidade, o ser humano para ser autônomo e independente precisa ter o
conhecimento de recursos tecnológicos cada vez mais presentes em seu dia a dia.
Nem todos possuem a autonomia digital, com os conhecimentos necessários para
utilização destas tecnologias. A presente pesquisa, inserida na linha de pesquisa de
“Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica” do Programa de
Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), abordará a
autonomia digital na perspectiva das estudantes do curso Técnico em Vestuário EAD
do SENAI Porto Alegre-RS. Esta pesquisa visa identificar quais são os
conhecimentos necessários, para que a estudante possa ter a sua autonomia digital,
visando mapear e desenvolver as competências digitais necessárias para o
aprendizado das estudantes do curso técnico em vestuário EAD do SENAI-POA.
Quanto aos aspectos metodológicos, classifica-se como pesquisa qualitativa,
aplicada e com abordagem exploratória. A produção de dados decorreu a partir da
pesquisa bibliográfica e documental, além de aplicação de questionário com
questões abertas e fechadas, que foram respondidas pelas estudantes do curso
técnico em vestuário EAD. Teve como lócus o Centro de Formação Profissional
SENAI Porto Alegre. A partir das respostas com as alunas, tendo como base a
competência como práxis, foi criada uma atividade formativa no formato on line
através de video aulas, com foco no desenvolvimento dos conhecimentos basilares
em tecnologias digitais das estudantes, pautada na competência como práxis. Por
meio desta pesquisa e desenvolvimento do produto educacional, espera-se que as
estudantes do curso Técnico em Vestuário-EAD do SENAI-Porto Alegre-RS
apresentem uma significativa melhora no desenvolvimento da autonomia digital.