Banca de DEFESA: TÂNIA GEORG FLORÃO BELMONTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TÂNIA GEORG FLORÃO BELMONTE
DATA : 25/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/liliane-madruga-prestes
TÍTULO:

RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS ENQUANTO ESTRATÉGIA DE ENSINO: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS E NECESSÁRIAS ENTRE EDUCAÇÃO, TRABALHO E TECNOLOGIAS, A PARTIR DA ESCUTA DE ESTUDANTES DA EJA-EPT


PALAVRAS-CHAVES:

Educação, trabalho e tecnologias. Educação de Jovens e Adultos. Recursos Educacionais Abertos.


PÁGINAS: 154
RESUMO:

A presente pesquisa está vinculada à linha de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado em rede pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre, a qual contempla projetos que abordam a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscou responder a seguinte questão de pesquisa: quais os conhecimentos dos docentes e estudantes sobre tecnologias e quais são as suas perspectivas em relação à utilização de Recurso Educacional Aberto (REA) nas práticas educativas, visando a articulação entre educação e mundo do trabalho, particularmente no âmbito da EJA-EPT? Para isso, teve como objetivo geral investigar os saberes e as práticas de docentes e estudantes da EJA-EPT sobre o uso das tecnologias no âmbito da educação e do trabalho, enfocando as potencialidades e demandas para a utilização de REA, para o aprimoramento das práticas de ensino. O estudo é de caráter qualitativo e contou com a realização de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Ainda, realizou-se o mapeamento de concepções prévias e demandas de docentes e estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do IFRS, através de questionário. Os dados produzidos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Posteriormente, foram sistematizados, mediante a elaboração de um Produto Educacional, no formato de uma proposta de um REA, um Padlet, que será disponibilizado no Portal EduCAPES e no Observatório do ProfEPT. Com esta pesquisa, espera-se promover a ampliação dos estudos sobre os conceitos de tecnologias, trabalho e educação no contexto da EJA-EPT, produzindo subsídios teóricos e metodológicos para a utilização de REA enquanto estratégias para o aprimoramento das práticas de ensino com jovens e adultos trabalhadores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1902674 - LILIANE MADRUGA PRESTES
Interna - 1345226 - MICHELLE CAMARA PIZZATO
Interna - 1669385 - JOSIANE CAROLINA SOARES RAMOS PROCASKO
Externo à Instituição - JULIAN SILVEIRA DIOGO DE AVILA FONTOURA - UFRGS
Notícia cadastrada em: 07/10/2024 20:24
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