O “X” DA QUESTÃO NA PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DE CRIMES CIBERNÉTICOS: ESTRATÉGIAS DE ENSINO A PARTIR DA ESCUTA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Direito cibernético, Técnico em Informática, Educação Profissional e Tecnológica, Redes Sociais. Práticas de ensino na EPT.
A presente pesquisa intitulada “O ‘X’ da questão na prevenção e enfrentamento de crimes cibernéticos: estratégias de ensino a partir da escuta de estudantes da Educação Profissional e Tecnológica” tem como objetivo geral investigar o que os estudantes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do IFRS Campus Farroupilha, entendem como crimes cibernéticos e quais estratégias de ensino sugerem para o enfrentamento e prevenção no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, visando a formação humana integral. Serão aprofundados os seguintes temas: Direito cibernético, Tecnologia, Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Educação Profissional e Tecnológica, Rede social, Rede X (antigo twitter). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de natureza aplicada, de caráter exploratório. Como estratégia metodológica, adotou-se a pesquisa bibliográfica, com revisão de literatura e análise de resumos de dissertações sobre o tema, em especial do ProfEPT, documental, com o mapeamento da legislação sobre o tema e análise do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio, que foi objeto do projeto e pesquisa de campo, com aplicação de questionários com discentes do curso. A coleta/produção de dados foi realizada de forma presencial, com o preenchimento dos questionários, e os dados coletados foram analisados e utilizados para elaboração do produto educacional. O material criado constitui-se em um padlet sobre o tema Direito Cibernético e segurança na internet, que tem como público os estudantes dos cursos técnicos profissionalizantes na área de Tecnologia da Informação, profissionais das áreas da educação, Direito e Tecnologia da Informação e demais interessados.