Banca de QUALIFICAÇÃO: MATILDE CRISTIANE FLORES CARLOTTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MATILDE CRISTIANE FLORES CARLOTTO
DATA : 16/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/josimar-de-aparecido-vieira
TÍTULO:

FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO CONTEXTO DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL



PALAVRAS-CHAVES:

Formação humana integral. Gestão democrática na educação. Educação Profissional e Tecnológica. Gestão e fiscalização de contratos administrativos.



PÁGINAS: 64
RESUMO:

Este projeto de pesquisa será desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica que pertence ao Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Está vinculado à linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e pertence ao Macroprojeto de Organização de espaços pedagógicos da EPT. Sua orientação teórica parte de uma concepção da omnilateralidade da educação, considerando a formação integral humana e a gestão democrática como princípios para motivar a participação dos sujeitos na coletividade que forma o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), em especial, a participação dos servidores na gestão e fiscalização dos contratos administrativos firmados pelo IFRS. Nesta direção, busca-se analisar o processo de gestão e fiscalização dos contratos administrativos do IFRS, demonstrando formas e procedimentos que podem ser adotados diante dos princípios da gestão democrática da educação que é manifestada em instituições de ensino da educação profissional e tecnológica. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com dimensão exploratória que será desenvolvida seguindo abordagem qualitativa, acompanhada por tratamento quantitativo. Para tanto, será utilizada análise de documentos, pesquisa bibliográfica e de campo, em que participarão os Diretores de Administração e Planejamento e os Coordenadores de Contratos Administrativos dos 17 Campi do IFRS e a Reitoria, perfazendo 36 sujeitos. Também estarão envolvidos os 08 Auditores Internos das Unidades da Auditoria Interna do IFRS, considerando a não participação da nona auditora da equipe que é a Pesquisadora, e 20% dos servidores de cada Campus que já realizaram fiscalização de contratos nos últimos três anos. Além disso, serão envolvidos os responsáveis pelo Contratos Administrativos junto à Pró-Reitoria de Administração e Planejamento do IFRS. Para tanto, será aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, aos sujeitos envolvidos na investigação, por meio de um formulário produzido na ferramenta do google forms. Espera-se com esta investigação inteirar-se sobre ações que estimulem e orientem a participação dos servidores do IFRS nos processos de gestão e fiscalização dos contratos administrativos, colaborando com o movimento que faz parte do processo da gestão democrática da EPT, visando a formação humana integral. Outrossim, este projeto contribuirá com a formação acadêmica da pesquisadora, pois apontará subsídios para a produção da dissertação e produto educacional que faz parte do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica que frequenta, assim como para estimular e facilitar a participação dos servidores do IFRS que estiverem atuando na gestão e fiscalização dos contratos administrativos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA
Interno - SERGIO WESNER VIANA
Externa ao Programa - MARCIA AMARAL CORREA UGHINI VILLARROEL
Externa à Instituição - CRISTHIANNY BENTO BARREIRO - IFSUL
Notícia cadastrada em: 26/11/2024 07:57
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigteste-M2-host.inst1