Banca de QUALIFICAÇÃO: MONICA SANTANA WAZLAWICK

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MONICA SANTANA WAZLAWICK
DATA : 17/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/josimar-de-aparecido-vieira
TÍTULO:

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E O PROTAGONISMO JUVENIL: POR UM CURRÍCULO INTEGRADO DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DA REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL



PALAVRAS-CHAVES:

Educação profissional e tecnológica. Protagonismo juvenil. Currículo Integrado. Formação humana Integral. Ensino médio.


PÁGINAS: 96
RESUMO:

Este projeto de pesquisa está sendo desenvolvido no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica que pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Está vinculado à linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e pertence ao Macroprojeto de Organização de espaços pedagógicos da EPT. Parte-se do pressuposto que não há como pensar a EPT, sem refletir sobre as perspectivas do protagonismo juvenil, considerando a formação humana integral e o mundo do trabalho. Para tanto, é necessário, reorganizar as instituições de ensino tendo em vista o momento atual marcado por transformações tecnológicas que integra todos os espaços e tempos, adotando ações inovadoras e redesenhando os currículos integrando as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito do trabalho, da ciência, da cultura  e da tecnologia. Nesta direção, busca-se neste projeto de pesquisa compreender os princípios da educação profissional e tecnológica e a possibilidade do desenvolvimento do protagonismo juvenil, apontando diretrizes para a organização de um currículo integrado do ensino médio em tempo integral (EMTI) diante das condições da rede pública estadual do Rio Grande do Sul.Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com dimensão exploratória e descritiva. Desta forma, será utilizada análise de documentos, pesquisa bibliográfica e de campo, relacionada com o desenvolvimento de um produto educacional, a partir da coleta e análise dos dados e a interlocução mantida com os conhecimentos advindos do embasamento teórico e metodológico. Para tanto, serão envolvidos 40% do total de estudantes matriculados em cada turma do EMTI, perfazendo 56 respondentes, que serão escolhidos de forma aleatória e que responderão um questionário com questões abertas e fechadas, por meio de um formulário produzido na ferramenta google forms. Além disso, participarão 18 professores das diferentes áreas do conhecimento que atuam no EMTI e 5 gestores de uma escola pública da rede estadual do Rio Grande do Sul, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, que também responderão um questionário da mesma forma que os estudantes. Almeja-se com esta pesquisa colaborar para a construção de um currículo integrado do EMTI direcionando as práticas docentes para a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e pensamento crítico dos estudantes, considerando as transformações do mundo do trabalho. Este projeto de pesquisa poderá colaborar com a formação acadêmica da pesquisadora, pois apontará subsídios para a produção da dissertação e do produto educacional que faz parte do curso que frequenta, assim como expandir os princípios da EPT para as escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, e contribuir para que os jovens tenham o acesso à educação de qualidade. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA
Interna - ANA SARA CASTAMAN
Externa à Instituição - LUCILIA REGINA DE SOUZA MACHADO - UFMG
Externa à Instituição - MARILANDI MARIA MASCARELLO VIEIRA - UNOCHAPECÓ
Notícia cadastrada em: 26/11/2024 07:57
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