A educação digital no Curso Técnico em Administração na modalidade PROEJA do Campus Porto Alegre do IFRS
Educação Profissional e Tecnológica. Educação de Jovens e Adultos. Educação digital. Competências digitais. Práticas educativas.
A presente pesquisa tem como objetivo estudar a educação digital no Curso Técnico em Administração PROEJA do IFRS Campus Porto Alegre. O estudo utiliza a concepção de competência como práxis, seguindo a orientação teórica contra-hegemônica, e busca fortalecer a construção de práticas educativas sob a perspectiva da formação humana integral na educação profissional e tecnológica. Para tanto, buscará investigar como a educação digital é percebida pelos discentes e docentes, além de identificar aproximações e distanciamentos em relação à educação digital para buscar a promoção da formação humana integral e preparação para o mundo do trabalho. Em sua organização metodológica trata-se de uma pesquisa qualitativa, classificada como exploratória e de natureza aplicada. O encaminhamento da pesquisa passará por pesquisa documental, com aplicação de questionários para a coleta de dados, seguida de análise de conteúdo. A partir dos achados da pesquisa pretende-se criar um produto educacional que contribua para o fortalecimento da educação digital entre os estudantes do Curso Técnico em Administração PROEJA do IFRS, que proporcione o entendimento do desenvolvimento das competências digitais demandadas no mundo do trabalho e que possa apoiar os estudantes no planejamento dos seus projetos de vida e atuação profissional.