GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PARTICIPAÇÃO DISCENTE NO IFRS - CAMPUS RESTINGA
Gestão democrática. Participação discente. Educação profissional e tecnológica. Juventude.
Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), inserida na linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”. O estudo teve como objetivo analisar a participação dos estudantes do IFRS - Campus Restinga nos órgãos colegiados (conselhos, comitês, comissões, etc.), apontando alternativas de ação para estimular sua participação. Entende-se que o engajamento dos estudantes, além de colaborar com o processo de gestão democrática e o aperfeiçoamento do processo educativo, visa zelar pela execução das políticas do IFRS contribuindo para a formação dos estudantes no contexto da EPT. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, do tipo descritiva, com dimensão exploratória, desenvolvida por uma abordagem qualitativa. Foram utilizadas técnicas de análise documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com questões abertas e fechadas, aplicados a 20% dos estudantes matriculados nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRS - Campus Restinga, totalizando setenta e sete respondentes. Além disso, participaram três coordenadores de cursos envolvidos na pesquisa. Os resultados obtidos evidenciaram fatores que influenciam a baixa participação dos estudantes nos órgãos colegiados da instituição. Com base nesses achados, foi elaborado um produto educacional: um guia em formato digital, que apresenta informações pertinentes ao tema e orientações práticas para a participação nos órgãos colegiados do IFRS - Campus Restinga. O guia foi avaliado positivamente pelos estudantes, indicando seu potencial para ampliar o engajamento discente nesses espaços de decisão e construção coletiva. Espera-se que o material produzido contribua para fortalecer a voz e a presença dos estudantes nos órgãos colegiados, promovendo sua participação cidadã e participativa.