O DIREITO DO TRABALHO E A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA CIDADÃ: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Direito do Trabalho. Cidadania. Educação Profissional e tecnológica. Práticas de ensino na EPT
A presente dissertação, intitulada “O Direito do Trabalho e a construção da consciência cidadã: perspectivas e desafios na Educação Profissional e Tecnológica”, apresenta os resultados da pesquisa que teve como objetivo: Analisar como uma prática pedagógica para o ensino de direitos trabalhistas pode incentivar a formação integral e cidadã dos discentes do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio do IFC Campus Rio do Sul. A pesquisa abordou temas como Direito do Trabalho, Cidadania e Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT), na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT, sob a orientação da professora Doutora Josiane Carolina Soares Ramos Procasko e co-orientação da professora Doutora Liliane Madruga prestes. De abordagem qualitativa e natureza aplicada, se inscreve na perspectiva exploratória. A estratégia metodológica envolveu pesquisa bibliográfica, revisão da literatura, análise de dissertações sobre o tema e pesquisa documental da legislação trabalhista e do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática para Internet. A pesquisa de campo foi desenvolvida a partir de questionários aplicados presencialmente aos discentes do referido curso e de forma virtual com docentes. A análise de dados foi conduzida com base na análise de conteúdo e possibilitou o desenvolvimento de um produto educacional. Os resultados da pesquisa demonstraram que as temáticas são consideradas relevantes por ambos os grupos participantes e que os discentes demonstram compreensão e interesse em ampliar os conhecimentos. Nesse contexto, foi desenvolvido um jogo virtual com vistas a contribuir para o processo de aprendizagem sobre direitos trabalhistas e, consequentemente, para formação cidadã.