PROGRAMA MULHERES MIL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: POSSIBILIDADES DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
Educação Profissional e Tecnológica. Mulheres Mil. Avaliação. Monitoramento. Formação Humana Integral.
O presente projeto apresenta a investigação que será realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), na Linha de Pesquisa Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A investigação tem como objetivo a análise dos elementos essenciais a considerar na avaliação e o monitoramento do Programa Mulheres Mil, uma política pública de Educação Profissional, considerando as concepções da EPT na formação humana integral. À vista disso, pretende-se identificar possibilidades de instrumentos para a avaliação e o monitoramento do referido Programa. O Mulheres Mil é resultado de uma cooperação internacional entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec) do Ministério de Educação e Cultura (MEC) e os Colleges Canadenses, que culminou na realização de projetos-piloto para o atendimento de mil mulheres nas Regiões Norte e Nordeste brasileiras, no período de 2006 a 2010. Com a publicação da Portaria nº 1.015, de 21 de julho de 2011, cujo objetivo foi fomentar a formação profissional e tecnológica em articulação com a elevação de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, foi possível a todos os Institutos Federais do Brasil (IFs) apresentarem propostas para o Programa Mulheres Mil, tornando-se assim uma política pública. O IFRS oferta o Mulheres Mil desde 2011, com a participação, até o momento, de 3.017 mulheres, aproximadamente. A pesquisa de cunho qualitativo terá sua metodologia embasada na perspectiva do materialismo histórico e dialético, em coerência com a pesquisa participante, e faz-se necessária uma vez que não há dados sistematizados sobre o resultado do Mulheres Mil no IFRS até o presente momento. Para tanto, serão utilizados documentos referentes ao Programa Mulheres Mil, assim como bibliografias relacionadas a políticas públicas e à EPT, na perspectiva de uma educação profissional comprometida com a formação humana integral. A partir dos resultados da investigação, será construído o produto educacional (PE): Mulheres Mil IFRS: orientações e instrumentos para a avaliação e o monitoramento do Programa Mulheres Mil na perspectiva da formação humana integral.