PARTE-TOTALIDADE NA PROPOSTA CURRICULAR DOS INSTITUTOS FEDERAIS: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO CÍRCULO DE CULTURA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL
Palavras-Chave: Educação Profissional e Tecnológica; Tradutor-Intérprete de Libras-Português; Formação da Consciência Política; Produto Educacional.
A regulamentação da profissão de tradutor, intérprete e guia-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) veio através da Lei n° 12.319 (Brasil, 2010). A profissão do tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais-Português (Tilsp) nasce dentro da conjuntura política e econômica neoliberal e é um reflexo desse modelo dominante de precarização do trabalho e de exploração do trabalhador, principalmente após a reforma trabalhista. O Tilsp atua, na maioria das vezes, em trabalhos mal remunerados e frequentemente terceirizados. Em razão disso, este trabalho se originou a partir de uma inquietação sobre o currículo de formação técnica dos estudantes do curso Técnico em Tradução e Interpretação de Libras-Português (TTILS) que tem a prática profissional como eixo principal. Considerando as especificidades da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ofertada pelos Institutos Federais, esta pesquisa tem como objetivo investigar de que maneira a formação proporcionada no Técnico de Tradução e Interpretação de Libras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Alvorada contribuiu para a formação da consciência política dos egressos do curso. A partir dos resultados obtidos, propomos como Produto Educacional (PE) a sequência didática do Círculo de Cultura freireano a fim de garantir uma formação técnica de nível médio comprometida com a formação humana integral dos estudantes para a atuação crítica destes futuros profissionais nos espaços formais no mundo do trabalho. O PE proporcionará aos educandos uma reflexão sobre os princípios orientadores da EPT e a importância da formação da consciência política para o seu processo formativo laboral na era da mundialização do capital alinhado às especificidades da profissão. Aos docentes, é um suporte educacional possível de ser reproduzido em sala de aula. Para a realização desta pesquisa, optou-se pelo método qualitativo e de caráter explicativo, com procedimentos bibliográficos e documental. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o formulário semiestruturado, tendo como público-alvo os egressos do curso. O Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Alvorada, única instituição pública, gratuita e de qualidade no estado a ofertar o curso Técnico Subsequente em Tradução e Interpretação de Libras, configura-se como espaço estratégico para a formação crítica dos estudantes-trabalhadores do TTILS. Com isto, defendemos a ideia de que a Educação Profissional e Tecnológica é o caminho para a formação da consciência política do futuro profissional Tilsp ao possibilitar uma formação integral, contemplando tanto as especificidades da formação quanto a compreensão sobre o mundo do trabalho, a fim de formar sujeitos emancipados e que poderão ser agentes políticos de transformação social. O presente trabalho faz parte da linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica Campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.